Estacionamento para idoso no Brasil

24/10/2022 às 10:26 am

Como tudo na vida que está em permanente mutação e evolução, até as placas de estacionamento privativo de idosos no país estão sendo atualizadas.

Em vez da figura de um senhor curvado e de bengala, entra em cena um homem em posição ereta acompanhado da expressão 60+ ao lado. É assim que todas as placas de sinalização de vagas para idosos serão no Brasil, representando com mais realismo a população que mais cresce no país e que se mostra cada vez mais ativa. A medida foi publicada em uma resolução do Contran (clique AQUI) que está em vigência desde 1º de junho de 2022. Além do novo pictograma, a lei exige numeração de vaga, que passará a ser visível. Mas a sua implementação não é imediata. Os órgãos municipais de trânsito locais têm até 5 anos para fazer a troca de identificação. Não existe uma simbologia internacional para tratar da população idosa, mas, em geral, ela é parecida com a que tínhamos aqui até a nova resolução. Quase sempre a população mais velha é tratada de forma frágil e discriminatória.

Direito do Idoso – As vagas de idosos foram criadas em 2004. Ela assegura a reserva de 5% das vagas nos estacionamentos para as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e precisam necessariamente estar em local conveniente, próximo do destino. Para usufruir das vagas é preciso portar credencial de estacionamento, emitida pelos órgãos de trânsito de cada município. Algumas cidades, reconhecendo a importância da medida, resolveram não esperar o tempo limite para promover a mudança. Suzano, por exemplo, município do estado de São Paulo, já trocou boa parte das 96 identificações públicas que possui. A cidade pretende terminar o serviço 3 anos antes do prazo.

Fonte: Portal Turboway e Redação TRÂNSITO LIVRE

últimas Postagens