Por segurança, Uber vai impedir motorista de dirigir por mais de 12 horas

05/03/2020 às 3:37 pm

A Uber anunciou nesta quarta-feira, 4, uma nova função em seu aplicativo para motoristas no Brasil. A partir de agora, o sistema será bloqueado e não deixará o condutor aceitar corridas caso ultrapasse 12 horas dirigindo em um único dia. A funcionalidade já está disponível na última atualização do app.

Durante todo o dia, o aplicativo irá mostrar o tempo que o motorista está online e rodando. A medida em que o condutor for se aproximando do limite de 12 horas, a ferramenta enviará notificações para lembrá-lo de descansar.

Caso atinja o limite, o condutor será automaticamente desconectado e não poderá receber mais viagens. Após seis horas de desconexão, o motorista poderá ficar online novamente para receber chamadas.

Segundo a Uber, o recurso visa aumentar a segurança no trânsito de motoristas e passageiros, já que estudos mostram que a relação entre a quantidade de horas dormidas e o tempo que se está dirigindo influencia diretamente na qualidade da condução.

Nota: O ITTS considera que as exaustivas jornadas de trabalho dos motoristas contribuem para aumento no número de acidentes e mortes no Brasil. Além do cansaço e do sono, que são fatores de risco para a segurança viária, alguns motoristas recorrem a drogas e outras substâncias psicoativas para suportar o longo tempo na direção veicular, comprometendo ainda mais sua capacidade psicomotora e aumentando as possibilidades de acidentes. Nesse sentido, o ITTS defende para os motoristas de aplicativos, assim como também para taxistas e mototaxistas, a aplicação dos exames toxicológicos de larga janela de detecção que identifica, com notável precisão, o uso regular de drogas psicoativas. Medida essa adotada, com muito sucesso, pela Prefeitura de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

últimas Postagens