Primeira “mini casa sobre rodas” do Brasil

16/08/2017 às 1:06 pm

Robson Lunardi e sua companheira Isabel Albornoz prometem para novembro de 2017 a inauguração de sua casa de 29metros quadrados, que será a primeira “tiny house” regulamentada sobre rodas do Brasil. Ela será feita em metal e madeira e serão apresentadas ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para que sirva como projeto piloto a interessados em construir uma semelhante. Ou seja, uma casa móvel que possa ser levada para qualquer lugar, e facilitar o acesso a mais pessoas. O interior, projetado pelo casal com acompanhamento de engenheiros e arquitetos. Dispõe de banheiro, cozinha e sala e, na parte superior, quartos para um casal e um filho.

Ainda que já exista essa mobilidade em trailers e motorhomes, a mini casa sobre rodas tem um diferencial importante: suas janelas e paredes são mais grossas e os isolamentos acústicos e térmicos são iguais ao de uma casa convencional. Semelhante motorhomes, a casinha sobre rodas também precisará de um ponto de energia elétrica e de água, sendo a ligação com esgoto opcional. Eles escolheram usar energia solar on-grid (que pode ser usada no sistema e ainda contribuir com crédito para a concessionária local), uma privada seca com sistema de compostagem, além de uma caixa para a água cinza, oriunda da pia e do chuveiro, tratada e pronta para regar as plantas.

Criadas no fim da década de 1990 nos Estados Unidos, as mini casas surgiram como uma alternativa para a redução de custos com moradia – aluguel, manutenção e impostos. Na então crise norte-americana, acabaram se popularizando.

O projeto pode ser acessado pelo endereço http://pesdescalcos.com.br

 

últimas Postagens