Quando meu estado deve adotar as novas placas MERCOSUL?

11/12/2018 às 2:31 pm

Desde o ano de 2014, quando a placa foi lançada, o prazo de adoção da placa padrão MERCOSUL já foi adiado três vezes. O prazo anterior estipulava que a nova placa estivesse implementada em todos os estados do Brasil até o dia 1º de dezembro deste ano, mas este prazo foi novamente prorrogado através de resolução do CONTRAN.

O novo modelo

Diferentemente das tradicionais de cor cinza, a placa padrão MERCOSUL é azul e branca e possui quatro letras e três números. Ela virá com um código único que conterá todos os dados de confecção da placa, como fornecedor, data, ano e modelo de fabricação.

A placa também é rastreável por meio de um aplicativo que ainda será disponibilizado pelo Denatran. De imediato, o objeto virá com o QR Code, mas possui outros itens de segurança que poderão ser ativados posteriormente, como o chip de dados variáveis.

Os novos prazos

A Resolução Contran 748/18 prorroga, mais uma vez, os prazos de adequação dos Detrans para emissão das novas placas para veículos novos, transferidos e com trocas de placas.  Mas desta vez os prazos são diferentes para cada Unidade da Federação.

– até 03 DEZ 18: RJ
– até 10 DEZ 18: AM, ES, GO, PE e RO;
– até 17 DEZ 18: BA, RN e RS;
– até 24 DEZ 18: AC, AL, MA, PR e PI;
– até 31 DEZ 18: AP, CE, DF, MT, MS, MG, PA, PB, RR, SC, SP, SE e TO.

De acordo com o Ministério das Cidades, até hoje (11/12/2018) apenas Rio de Janeiro e Amazonas implementaram os novos modelos de placas.

últimas Postagens