Realidade virtual e o trânsito na Coréia do Sul

07/12/2021 às 11:32 am

A Coreia do Sul pretende usar dispositivos de realidade virtual para determinar se idosos têm condições de continuar dirigindo.

A ideia é utilizar o equipamento durante o processo de renovação da carteira de motorista para avaliar a capacidade cognitiva e os reflexos das pessoas mais velhas ao volante. Essa novidade é uma resposta aos pedidos da Agência Nacional de Polícia do país, que vem pressionando pela implantação de licenças condicionais para motoristas idosos até 2025, por causa do aumento do número de acidentes envolvendo pessoas de faixas etárias mais avançadas. O projeto orçado em US$ 3 milhões (cerca de R$ 17 milhões na cotação atual) funcionará em caráter experimental pelos próximos três anos. Após esse período, o uso da tecnologia de realidade virtual será obrigatório para analisar se indivíduos com mais de 65 anos podem continuar dirigindo sem restrições.

Idade crítica – Ao contrário de outros países ao redor do mundo, a Coreia do Sul não possui uma legislação mais rígida para conceder habilitação a idosos, a menos que sejam constados problemas graves de saúde como demência e Alzheimer. A única exigência, é que para quem tem 75 anos ou mais a renovação da carteira deve acontecer a cada três anos. Segundo estatísticas da polícia local, houve um aumento considerável no número de acidentes de trânsito envolvendo pessoas mais velhas nos últimos anos. A quantidade de ocorrências causadas por idosos acima dos 65 anos é quase duas vezes maior do que na faixa dos 30 anos. De acordo com um levantamento no país, o número de pessoas mais velhas com carteiras de habilitação ativas cresceu mais de 300% entre 2008 e 2018. No Brasil, para tirar uma Carteira de Habilitação (CNH) não existe idade limite. As mudanças introduzidas com a Lei 14.071, sancionada em 2020, exige que a carteira de habilitação seja renovada a cada três anos a cada 10 anos para condutores com idade inferior a 50 anos; a cada 5 anos para condutores com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos e a cada 3 anos para condutores com idade igual ou superior a 70 anos.

Realidade virtual – A ideia é usar simuladores de direção para medir o comportamento das pessoas em diferentes condições de trânsito, como ruas molhadas, tráfego intenso e baixa luminosidade. Com isso, as autoridades pretendem detectar problemas de acuidade visual, déficit de atenção e perda de reflexos em indivíduos com idade avançada. Além disso, o país anunciou a criação de incentivos econômicos para que pessoas idosas, que se sintam incapazes de dirigir, devolvam suas carteiras voluntariamente. Outra medida, será acelerar o desenvolvimento de sistemas avançados de assistência para que os motoristas se sintam mais seguros ao volante.

Fonte: Portal Yonhap

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