Recorde de internação pela violência no trânsito

30/09/2022 às 10:12 am

O número de pessoas internadas na rede pública de saúde com lesões causadas por sinistros de trânsito bateu recorde em 2021. Dados do Ministério da Saúde apontaram em média 642 internações por dia, aumentando em 24% e subindo para 234 mil ocorrências.

O levantamento ainda mostrou que as medidas de distanciamento social, impostas em razão da pandemia da Covid-19, não impediram o aumento da violência nas ruas e estradas. Em 2020, o país também registrou cerca de 188 mil internações de pessoas envolvidas em acidentes de trânsito. Quem sente os efeitos da quantidade elevada de sinistros são os profissionais de saúde no atendimento de traumas nas emergências hospitalares e que vivem o desafio de atender pessoas politraumatizadas e efetuando cirurgias e consultas ambulatoriais por causas que poderiam ter sido evitadas.

Exemplos – O Hospital Universitário Cajuru, localizado em Curitiba, capital do estado Paraná, é uma referência. Ele concentra grande parte dos atendimentos de trauma da capital e da Região Metropolitana. Em 2021, durante a pandemia, o complexo médico registrou mais de 2,6 mil pacientes internados por sinistros de trânsito. Apenas no período de janeiro a agosto do ano passado foram 1,7 mil atendimentos, 200% a mais do que o registrado no mesmo período deste ano, com 556 atendimentos. Segundo dados do Batalhão de Polícia de Trânsito, apesar de as motocicletas representarem pouco mais de 11% da frota total de veículos da capital, seus condutores se envolveram em cerca de 66% dos registros com vítimas. O levantamento apontou que a cada três horas e meia uma pessoa fica ferida em sinistros com esse tipo de veículo. Foram 1,4 mil ocorrências com motocicletas, motonetas ou ciclomotores nos primeiros sete meses deste ano e o Hospital Cajuru sente diretamente o reflexo desses números que, até agosto deste ano de 2022, do total de pacientes atendidos por conta da violência no trânsito, 62% eram motociclistas. O médico Gleicon Oliveira da Rosa, afirma que a violência no trânsito acontece pelo desrespeito à legislação. Ele comenta que o número de idosos atropelados, por causa da imprudência de muitos motoristas, também é alta. O excesso de velocidade, ingestão de álcool e drogas, assim como o uso do celular são também alguns dos principais fatores que, nas vias de circulação, fazem mais de meio milhão de vítimas anualmente. A cada minuto, pelo menos uma pessoa fica inválida e, a cada 12 minutos, uma pessoa morre. Isso coloca o Brasil como o quarto país com maior número de acidentes de trânsito no mundo. É o que aponta o Observatório Nacional de Segurança Viária.

Fonte: CBN/Curitiba e Redação TRÂNSITO LIVRE

últimas Postagens