Republicanos querem manter exame que detecta drogas em motoristas profissionais

26/09/2019 às 3:34 pm

Os deputados Marcos Pereira e Vinicius Carvalho do Republicanos-SP são contrários à sugestão do governo de acabar com a exigência do exame toxicológico para os motoristas de caminhões e ônibus (categorias C, D e E). Os parlamentares apresentaram emenda supressiva ao Projeto de Lei 3267/19, do Poder Executivo, que altera o Código de Trânsito Brasileiro e está em análise em uma Comissão Especial da Câmara.

Os deputados receberam, nesta quarta-feira (25), o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Renato Dias, e o presidente da Associação Trânsito Amigo, Fernando Diniz, que também são contrários a retirada da exigência do exame. Para eles, o exame toxicológico de larga janela de detecção é muito importante no combate ao consumo de álcool e drogas nas estradas.

Estudos realizados entre 2015 e 2017 demonstram que após a aprovação da exigência dos exames toxicológicos para os condutores profissionais os acidentes envolvendo caminhões caiu 34%, enquanto os acidentes envolvendo ônibus apresentou queda de 45% . Um outro levantamento, realizado pelo Instituto FSB de Pesquisa, indicou que 87% dos motoristas profissionais aprovam a exigência do exame toxicológico.

últimas Postagens