Apenas 18% das vítimas fatais no trânsito são mulheres, diz DPVAT

12/03/2020 às 2:32 pm

A Seguradora Líder, que administra o DPVAT, divulgou o estudo “Mulheres no Trânsito”, acerca da participação feminina no trânsito brasileiro em 2019. O estudo mostra que no ano passado, apenas 25% das indenizações pagas por acidentes de trânsito foram destinadas às vítimas do sexo feminino. Se considerarmos apenas os pagamentos de indenizações por morte, a porcentagem cai para 18%.

O estudo demonstrou que entre os motoristas que receberam indenizações, apenas 16% eram mulheres, enquanto 84% eram homens. Em sua maioria, as mulheres receberam indenizações por acidentes sofridos enquanto eram passageiras. A faixa etária mais atingida entre as mulheres foi a dos 45 aos 64 anos.

Em relação aos veículos, 50% dos acidentes fatais envolvendo mulheres foram em automóveis e 37% motocicletas. Das vítimas do sexo feminino que ficaram com algum tipo de invalidez permanente, 76% se envolveram em acidentes com motos e 19% com automóveis.

A região Norte recebeu destaque no relatório, já que concentra apenas 6% da população feminina do país, mas paga 9% das indenizações para morte e 13% para invalidez permanente. A região Sudeste possui os percentuais de indenização a mulheres mais altos do Brasil tanto por morte (36%) quanto por invalidez permanente (29%). Os números ficaram abaixo da concentração de mulheres na região, que é de 43%.

A íntegra do estudo “Mulheres no Trânsito” está disponível aqui.

últimas Postagens