Segurança inteligente

28/01/2021 às 12:02 pm

Uma das ações mais importantes de uma Cidade Inteligente na atualidade é o uso da tecnologia para promover a segurança das pessoas. A capacidade, qualidade e a velocidade do monitoramento tecnológico tornam o sistema um aliado fundamental para uma segurança moderna e eficaz.

Curitiba deu um grande passo nesse sentido com a implantação da Muralha Digital, com um novo Centro de Controle Operacional que integra câmaras e radares, formando um cerco digital de segurança ao redor da cidade. Em breve o sistema terá dispositivos inteligentes instalados no uniforme dos guardas municipais, aliando tecnologia ao serviço dos guardas nas ruas, com mais segurança e agilidade em tempo real. A Muralha Digital começa com uma estrutura de 1.742 câmeras, 191 locais com 804 faixas de radares e 185 botões de pânico em escolas, além dos botões de pânico da Lei Maria da Penha. Grande parte das câmeras instaladas já permite o reconhecimento facial que, além de monitorar os ambientes, possibilita a identificação de pessoas que são procuradas pela justiça e pela polícia. Além de todas as escolas municipais, que agora têm câmeras modernas, os equipamentos estão instalados em pontos estratégicos da cidade, como a rodoferroviária, as Ruas da Cidadania, a entrada e a saída da cidade. Na segunda fase do projeto, haverá instalação de câmeras em ônibus, terminais e estações-tubo.

SEGURANÇA INTEGRADA – A tecnologia é fundamental e faz toda a diferença na união de todas as forças policiais e de fiscalização para aumentar a eficácia do sistema, unindo poderes municipal e estadual no projeto. Também será promovida a integração com câmeras particulares, ampliando o alcance da Muralha Digital com os sistemas privados de segurança já existentes na cidade.  Esse é mais um sistema tecnológico que permite avanços essenciais no conceito de Cidade Inteligente, usando mecanismos de monitoramento cada vez mais modernos. É uma iniciativa que contempla a gestão do trânsito, do transporte coletivo, da defesa civil e da assistência social com dispositivos inteligentes, todos conectados. Curitiba está aplicando R$ 28 milhões em sua Muralha Digital. Cidade Inteligente também precisa oferecer segurança inteligente.

Fonte: Portal Jornale com base em artigo de Eduardo Pimentel. Vice-prefeito de Curitiba e especialista em Cidades Inteligentes pela Fundação Getúlio Vargas

últimas Postagens