Sistema automatizado de freios poderá ser obrigatório

20/02/2019 às 2:56 pm

Publicado em Istoé Dinheiro

O sistema pode disparar os freios de forma automática se uma colisão for considerada iminente e se o carro estiver em uma velocidade de até 60 quilômetros por hora.

Um grupo de 40 países liderados pela União Europeia e Japão assinaram um tratado para exigir que todos os carros leves venham com um sistema automatizado de frenagem de fábrica, também chamado de AEBS. O acordo está sendo encabeçado pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE, na sigla em inglês), deve ser apresentado em uma reunião em junho deste ano e colocado em prática a partir do próximo ano.

A regulamentação exigirá que todos os veículos sejam equipados com a tecnologia, através da qual os sensores monitoram a proximidade de um pedestre ou objeto. O sistema pode disparar os freios de forma automática se uma colisão for considerada iminente e se o carro estiver em uma velocidade de até 60 quilômetros por hora.

“Isso irá melhorar significativamente a segurança nas estradas, especialmente nas cidades, onde só na União Europeia, mais de 9.500 mortes foram registradas em 2016, respondendo por 38% de todas as mortes nas estradas”, disse a UNECE em um comunicado. A entidade também cobra que os países adotem mais medidas para diminuir a violência no trânsito.

A previsão é que 15 milhões de carros sejam montados na União Europeia e 4 milhões no Japão com o sistema AEBS, depois da oficialização do acordo. A medida foi aprovada por países como Rússia, Coréia do Sul e Austrália, mas não teve assinatura dos Estados Unidos, China e Índia. Segundo as agências de notícias, esses países querem se certificar que a medida da ONU não sobreponha as regulamentações nacionais.

Em 2016, 20 montadoras chegaram a um acordo com o governo dos EUA para colocar a frenagem de emergência automática em todos os veículos novos até setembro de 2022, mas a adesão é voluntária. O relatório mais recente sobre a tecnologia de segurança, de 2017, apontou que apenas quatro das 20 montadoras – Tesla, Mercedes-Benz, Toyota e Volvo – haviam feito o padrão de frenagem automática em mais da metade de seus modelos.

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