Seat lança sistema que conecta os automóveis aos semáforos

10/12/2019 às 3:30 pm

A montadora espanhola Seat lançou um sistema onde os semáforos se comunicam com a autoridade de trânsito, que envia dados diretamente para o painel dos veículos. O computador de bordo do carro interpreta essa informação e avisa o motorista se ele passará no sinal verde, amarelo ou vermelho, de acordo com a velocidade em que se locomove. Assim, o motorista pode ajustar sua velocidade para passar sempre no sinal verde.

Caso não seja possível passar no sinal verde por conta dos limites de velocidade ou do tráfego intenso, o sistema permite que o condutor reduza a velocidade lentamente até o semáforo, evitando freadas bruscas. Caso o veículo esteja trafegando acima da velocidade permitida, o sistema fica bloqueado e requisita automaticamente que o motorista diminua a velocidade.

Os departamentos de trânsito da Espanha já estão aderindo ao sistema, desenvolvido em parceria com a prefeitura de Barcelona. “É uma ferramenta auxiliar que permitirá ao condutor manter um movimento uniforme” informa Manuel Valdés, Chefe de Mobilidade e Infraestruturas da Câmara Municipal de Barcelona.

A tecnologia permite ainda que informações sobre acidentes e bloqueios cheguem diretamente ao veículo, onde são mostradas no painel. Jordi Caus, Chefe de Mobilidade Urbana da Seat, informa que o objetivo principal é a segurança viária: “queremos um impacto significativo na redução de acidentes de trânsito além de um efeito positivo no meio ambiente”.

 

últimas Postagens