Conheça o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor

15/01/2019 às 2:08 pm

Os carros e motos estão saindo das fábricas cada vez mais tecnológicos, e muitas das inovações têm o objetivo de aumentar a segurança nas nossas estradas. É o caso dos Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor, conhecidos como ADAS (sigla em inglês para Advanced Driver Assistance Systems).

Os ADAS são tecnologias que conseguem detectar objetos e alertar o condutor, e em alguns casos podem inclusive desacelerar ou parar o veículo. Eles foram criados principalmente para diminuir os pontos cegos e ajudar os condutores nas trocas de faixa, e já estão presentes em muitos automóveis que circulam no Brasil.

A NVIDIA, uma das maiores desenvolvedoras de ADAS, lançou recentemente um novo pacote de recursos capaz de diferenciar diferentes tipos de veículos:

“O ADAS de um veículo consegue distinguir um carro de polícia de um táxi, uma ambulância de um caminhão de entrega ou um carro estacionado de um que está prestes a sair do estacionamento. Esse recurso pode ser estendido para a identificação de todo tipo de obstáculo, de ciclistas na calçada até pedestres distraídos”, informou a companhia.

Exemplo de detecção automática de pedestres. Se o motorista não frear a tempo, o automóvel pode desacelerar ou parar automaticamente.

Exemplos de ADAS já implementados no Brasil incluem as câmeras ou sensores de ré; os espelhos laterais com sensores de proximidade; os sistemas de frenagem automática; os limitadores de velocidade; os controles de estabilidade; o controlador de velocidade de cruzeiro, também conhecido como “piloto automático”; entre outros.

Além destes sistemas de segurança, o especialista em prevenção e segurança no trânsito Fernando Pedrosa ressalta a importância de um outro mecanismo, ainda pouco utilizado no Brasil: o Interlock.

“Trata-se de um instrumento conectado ao motor de partida, acionado pelo sopro do condutor. Caso o equipamento detecte a presença de álcool, o motor não liga. Este tipo de inovação tecnológica pode salvar muitas vidas.”

Nos Estados Unidos, este equipamento é instalado em veículos pertencentes a cidadãos que já foram flagrados dirigindo alcoolizados. Já na Suécia, ele é item obrigatório em todos os ônibus coletivos.

Na Europa, os carros que possuem algum tipo de ADAS já são maioria. Um estudo feito pela Bosch com base em estatísticas de venda de carros novos em 2016 mostra que 67% dos carros novos na França contam com algum tipo de auxílio para estacionar. Na Alemanha a presença é um pouco menor, mas ainda significativa: 62%. A detecção de sonolência já aparece em 37% dos veículos alemães.

O mesmo estudo afirma que 72% das colisões traseiras seriam evitadas se todos os automóveis fossem equipados com o dispositivo de frenagem de emergência.

 

 

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