Sistemas inteligentes podem revolucionar o controle de tráfego

24/01/2020 às 4:23 pm

Os algoritmos dos sistemas conhecidos como ITS (Intelligent Transportation Systems, ou sistemas inteligentes de transporte) estão revolucionando a maneira como encaramos o tráfego de veículos. Através de cálculos velozes e precisos, os algoritmos conseguem assimilar uma quantidade enorme de dados, fazendo análises comparativas em frações de segundo.

É o caso da nova geração de câmeras de controle de tráfego, que conseguem identificar a quantidade de veículos presentes na imagem, quais os modelos, a velocidade, a placa e até mesmo o tempo que cada veículo esteve ocupando determinada parte da via. Todas essas informações podem ser analisadas através de softwares de inteligência artificial, permitindo conhecer mais sobre o tráfego da via e possibilitando ao controle de tráfego tomar decisões mais rápidas e precisas.

Esse tipo de câmera permite, por exemplo, que os controles dos semáforos alterem em tempo real a sincronização dos sinais, reprogramando o tempo do verde, amarelo e vermelho de acordo com dados registrados pelas câmeras inteligentes. Outra adoção dos ITS é na substituição dos radares convencionais, que geram uma quantidade limitada de dados e não permitem o levantamento de informações complexas acerca do tráfego e da via.

últimas Postagens