Nova tecnologia cria “corredor de emergência” para viaturas e ambulâncias

09/01/2020 às 3:29 pm

Em parceria com a Vodafone, a Ford está testando uma tecnologia de integração de veículos que promete facilitar o trabalho de equipes de resgate e de emergência. Através de um sistema integrado, as ambulâncias, viaturas de polícia e carros de bombeiros poderão chegar rapidamente ao seus destino, mesmo durante um congestionamento. A tecnologia está em teste na cidade de Dusseldorf, na Alemanha.

O sistema avisa os motoristas quando um acidente acontece, além de avisar quando os veículos de emergência estão chegando. O painel também indicará para que lado da pista os carros devem desviar para formar um corredor de emergência por onde os veículos oficiais poderão passar. A nova tecnologia faz parte do projeto de mobilidade chamado KoMoD, que conta com um fundo de 15 milhões de euros para teste de novas tecnologias de carros autônomos e conectados.

O painel também incluirá um botão de emergência que permite chamar automaticamente os serviços de resgate em caso de acidente. Os veículos de emergência também vão gerar o mesmo tipo de aviso e terão telas para orientar os motoristas a formar o corredor de emergência.

A novidade complementa outro recurso do KoMoD, o Aviso de Veículo de Emergência, onde o veículo de emergência informa diretamente os motoristas próximos a sua localização e distância, o que ajuda principalmente em cruzamentos, onde os motoristas não sabem direito de onde vem a sirene.

últimas Postagens