A tecnologia deixa os carros mais seguros

13/08/2020 às 11:29 am

É muito comum que na hora da compra de um veículo as pessoas perguntem sobre o ano, quilometragem, acabamento interno, motorização e até mesmo itens de conectividade. Outros procuram saber sobre as rodas de liga leve, pneus, teto solar, ar condicionado com controle digital, espelhos retrovisores laterais com comando elétrico, bancos com revestimento em couro e alarme, entre outros itens. Raramente, porém, vejo alguém preocupado sobre a presença dos recursos modernos de segurança como o ACC – sigla para Adaptive Cruise Control (piloto automático adaptativo), quantidade de airbags, controle de tração e estabilidade, se possui sistema exigido para fixação de cadeirinha infantil, detector de ponto cego ou mesmo se tem sistema de frenagem automática pós-colisão. Por outro lado, observo pessoas que reclamam que esse ou aquele carro é caro. Será que ela realmente observou a ficha técnica do veículo e conferiu muitos dos itens que podem não servir para mostrar aos amigos, como uma multimídia ativada por voz ou gestos, mas pode resultar numa condução mais segura ou mesmo mitigar os danos após um acidente?

Uma simples curva pode ser suficiente para colocar sua vida em risco. Estudos sobre acidentes realizados em todo o mundo provam que a derrapagem (e suas consequências como, por exemplo, o impacto lateral) é uma das principais causas de acidentes graves e fatais. O controle de tração e estabilidade evita a derrapagem. Ele mantém o veículo estável e reduz o risco da perda de controle da direção por meio de intervenções seletivas de frenagem em cada roda (por meio do ABS), produzindo a força contrária necessária para que o veículo reaja de acordo com a vontade do motorista. Os novos projetos ou carros que sofreram grandes mudanças a partir de 2020 devem oferecer como item de série o controle de estabilidade. Este dispositivo de segurança será obrigatório para todos os carros e comerciais leves zero quilômetro vendidos no Brasil a partir de 2022.

Acoplada ao ESP, a tecnologia do assistente de subida em rampa (HSA – Hill Start Assist) auxilia o condutor nas partidas em aclives, mantendo o veículo com o sistema de freio acionado por até 3 segundos enquanto que se acelere o veículo. Mais segurança para o motorista e para os demais veículos que estão atrás, como também redução no consumo de embreagem e de combustível. Já o sistema de piloto automático adaptativo utiliza sensores e câmeras para identificar a velocidade e a distância do carro à frente. Conforme a velocidade estabelecida pelo motorista, o sistema detecta se há necessidade de andar mais devagar por conta da distância do carro que trafega à frente. Numa situação na qual o piloto automático adaptativo estiver programado para andar a 120 km/h e o carro à frente estiver a 80 km/h, o carro irá diminuir a velocidade automaticamente para manter uma distância segura, possivelmente mantendo os mesmos 80 km/h.

Por sua vez, a frenagem autônoma de emergência, recurso que funciona entre 8 km/h e 80 km/h em sua maioria, freia o veículo automaticamente ao identificar uma situação de risco envolvendo o veículo à frente ou um pedestre que esteja cruzando a dianteira, caso o motorista não reaja. Normalmente a câmera deste sistema também pode ajudar o condutor numa frenagem de emergência. Caso o motorista perceba uma situação de perigo e pise no freio, mas o sistema entenda que a pressão aplicada no pedal não será suficiente, o carro intensifica a força de frenagem automaticamente.

Outro recurso recente são as luzes de circulação diurna (DRL), que se ligam automaticamente assim que o motor entra em funcionamento, facilitando que o veículo seja visto por outros usuários da via durante sua circulação ou viagem.

A câmera de ré com visor na multimídia oferece mais conforto e praticidade para o motorista nas manobras, principalmente trabalhando em conjunto com os sensores de estacionamento e alertas sonoros. Mais proteção contra pequenas batidas, preservando o veículo, outros carros, pedestres, animais, etc.

Dispositivo de segurança para fixação dos assentos veiculares para crianças

O Isofix é o sistema que torna a cadeirinha do seu filho parte integrante do carro. Com ganchos ligados ao chassi do veículo, ele evita erros na instalação, situação comum quando se instalam cadeiras com o cinto de segurança e não são seguidas as indicações do fabricante.

E não poderíamos deixar de falar sobre o sistema de frenagem automática pós-colisão que aciona os freios do carro quando percebe – por sensores de airbags – que houve uma batida. Pode ser acionado, também, em colisões dianteiras, evitando uma segunda colisão. Caso necessário, o motorista pode se “sobrepor” ao sistema a qualquer momento através do pedal do acelerador, permitindo controle total do veículo.

A tecnologia é, definitivamente, uma grande aliada na segurança do veículo e da circulação viária. Claro que o desafio dos fabricantes é encontrar a melhor combinação entre tecnologia e segurança a um custo aceitável para o veículo. Então, antes de comprar seu próximo carro, veja se realmente ele possui os melhores “acessórios” para sua segurança, da sua família e do trânsito com um todo.

Fonte: Portal Motor1

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