Tecnologia para monitorar saúde do motorista

25/08/2021 às 4:17 pm

Empresa de engenharia e universidade de Oldenburg na Alemanha desenvolvem assistente digital que monitora e detecta variações no estado de saúde do motorista.

À medida que a idade dos motoristas aumenta, a probabilidade de emergências ao volante devido a doenças e sinistros avança. Muitas pessoas com doenças pré-existentes evitam dirigir ou só o fazem de forma limitada. A empresa de engenharia IAV e a Universidade de Oldenburg, ambas na Alemanha, desenvolveram um assistente digital que monitora o estado de saúde do motorista, detecta com precisão mudanças que vão desde falta de ar a ataque cardíaco e inicia automaticamente medidas de socorro em caso de emergência. Chamado Car That Cares (em tradução livre, O Carro Que Cuida de você), consiste em uma cinta torácica certificada que detecta pulso e frequência respiratória, ligada a um software com suporte de Inteligência Artificial incluído no veículo e uma infraestrutura de dados segura na nuvem. Graças ao design modular também será possível integrar, no futuro, outros recursos de medição e sensores: por exemplo, determinar saturação de oxigênio e níveis de açúcar no sangue. A infraestrutura de dados segura pode ser projetada de forma flexível e, portanto, adaptada aos regulamentos de proteção de dados de cada país. Com as informações transmitidas, a IA analisa os dados, cria um perfil digital do motorista e transmite valores limites relevantes para o veículo. Assim que o software detecta anomalias que possam comprometer a saúde e a segurança, ativa as funções de assistência e automação do veículo. O sistema responde de forma consistente e ao mesmo tempo adequada à situação. Em dificuldade respiratória leve, por exemplo, avisa o motorista por meio da central multimídia. Se necessário, ativa o recurso de alerta de saída de faixa e reduz a velocidade. Em emergências, como um ataque cardíaco ou perda de consciência, o veículo procura o acostamento da estrada e para em segurança, além de iniciar uma chamada de socorro médico e ambulância. O motorista tem opção de interromper as medidas a qualquer momento.

Sistema ainda inédito – O assistente de saúde precisa ser integrado durante a fase de desenvolvimento de novos modelos mais sofisticados de veículos. Trata-se de um avanço para segurança de trânsito, principalmente quando não há outra pessoa a bordo capaz de ajudar o condutor.   O Car That Cares também pode ser instalado em caminhões e ônibus que pesam várias toneladas nos quais os sinistros atingem proporções bem maiores. Da mesma forma que nos veículos leves, o sistema instalado nos veículos de grande porte também gerencia os riscos até a parada completa do veículo.

Fonte: Portal UOL

últimas Postagens