Tecnologia pode diminuir violência do trânsito

02/02/2021 às 9:52 am

No ano passado foram sancionadas emendas que modificaram o Código de Trânsito Brasileiro que passam a vigorar em abril de 2021. A maioria com foco na desburocratização e na segurança como a perda do direito a pena alternativa para motorista alcoolizado, infração gravíssima aos pais que insistem em manter as crianças de até 10 anos fora da cadeirinha e o bloqueio de licenciamento para recall pendente

Muitas iniciativas introduzidas são essenciais para inibir comportamentos equivocados e, assim, poder evitar sinistros e salvar vidas. Mas e se perguntássemos se mais investimento em tecnologia poderia ampliar o alcance dessas medidas? A resposta de todos os especialistas seria, sem sombra de dúvida, SIM. Até porque, já há casos concretos de tecnologia embarcada (Como freio ABS, controle de tração, sensor de colisão, etc.) assim como também de outros avanços tecnológicos aplicados na formação do condutor e na concessão da habilitação como os simuladores de direção, as câmeras que gravam as provas práticas e o exame toxicológico de larga janela de detecção aplicados nos motoristas das categorias profissionais.

Tecnologia a serviço da vida – Diante dessa evidência incontestável, Daniel Schnaider, CEO da Pointer By Power Fleet Brasil, líder mundial em soluções para gestão de frotas e segurança no trânsito, explica como a tecnologia pode salvar vidas e também sobre a consciência de que dispositivos tecnológicos para a segurança do trânsito devem ser regras e não exceções. “A internet das coisas é uma solução que combina serviços de geolocalização com câmeras, sensores e outros dispositivos conectados ao veículo. Uma vez instalada, é possível identificar e avaliar uma gama de informações em tempo real que garantem a segurança dos motoristas e demais pessoas no trânsito. Os principais pilares para evitar acidentes são mensurados como comportamento, estado das vias, sinalização e rotas”, disse Schnaider. São tecnologias de fácil acesso, como as câmeras, por exemplo, que ao monitorar os condutores registram o que é necessário para uma viagem segura. Enquanto um dispositivo acoplado ao veículo fica virado em direção à pista para trazer análises sobre o seu comportamento, outra câmera está virada para o motorista de modo a assegurar que ele mantenha uma postura coerente e mais proativa diante dos riscos. Essas câmeras são dotadas de uma inteligência artificial capaz de reconhecer padrões de risco como ultrapassagem em faixa contínua, alta velocidade, direção com celular, falta do uso do cinto de segurança, falta de respeito ao pedestre e até mesmo distância segura do veículo da frente. Podem também identificar se o motorista está cansado demais ou se cochila, disparando alertas que podem salvar vidas.

Via e veiculo – Em questão de infraestrutura, problemas na sinalização do local, buracos, visibilidade, avisos de possíveis obstáculos, rotas precárias em dias de chuvas são dados coletados a fim de que novas rotas possam ser calculadas e tragédias sejam evitadas. E caso um acidente aconteça, a tecnologia permite diminuir o tempo de resgate e otimizar as chances de sobrevivência de eventuais vítimas por meio de sensores que detectam colisões em qualquer tipo de veículo, do leve ao pesado, enviando um alerta imediatamente ao sistema de saúde mais próximo.

Fonte: Portal Mobilidade

últimas Postagens