Toyota adiciona duas novas tecnologias de segurança

09/07/2019 às 1:47 pm

Publicado em Olhar Digital

A empresa adicionou o desligamento automático do motor e estacionamento automático a seus novos veículos

Ao mostrar seus novos carros para 2020, a Toyota anunciou dois recursos tecnológicos que podem ser bastante úteis para os motoristas e até salvar vidas: são eles o desligamento automático do motor e a funcionalidade de estacionamento automático.

Se um veículo for deixado funcionando por um período de tempo predeterminado, sem nenhum tipo de interação do dono, o motor será desligado automaticamente. A segunda característica funciona se um motorista sair de um veículo sem estacioná-lo. Ele automaticamente se deslocará ou vai mudar a marcha do veículo para a posição de estacionamento.

Embora estas possam parecer simples atualizações de segurança, elas são bastante importantes. Vários motoristas deixam seus carros estacionados em suas garagens, por exemplo, sem perceber que a ignição está engatada, o que é bastante perigoso, pois o veículo pode se deslocar sozinho se estiver em algum piso desnivelado.

Essa característica poderia ter salvado a vida do ator de Star Trek, Anton Yelchin, que foi morto em um acidente em sua própria garagem. Ele esqueceu de mudar a posição da marcha e deixou o carro engatado. O veículo, que estava na rampa de sua garagem, começou a se movimentar sozinho e acabou esmagando o ator, que estava sozinho e acabou morrendo.

Embora a Toyota já tenha avisos sonoros e visuais que alertam os motoristas de que o carro está ligado ou engatado, esses recursos vão funcionar como uma proteção extra para aqueles mais distraídos. Além disso, esse pode ser o próximo passo para os veículos autônomos, já que eles estão começando a ser programados para verificar todas as funções de um carro, e no futuro, poderão fazer essas verificações antes de pegar a estrada.

últimas Postagens