Caminheiros devem ficar atentos ao coronavírus

16/03/2020 às 3:33 pm

Transportadores e empresas ligadas ao setor estão orientado seus motoristas a aumentar os cuidados com a higiene para reduzir o risco de contágio pelo coronavírus

O número de casos registrados do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil já chegou a 200. Para evitar a propagação da doença por caminhoneiros e motoristas profissionais, algumas transportadoras estão criando ações de orientação para conscientizar os trabalhadores do transporte. Como atravessam o país, os caminhoneiros podem se tornar um importante vetor de irradiação da doença para fora dos grandes centros urbanos.

As empresas de transporte vêm promovendo campanhas informativas sobre os riscos do vírus por meio de panfletos e canais de comunicação internos. Nestas ações, é sugerido que os caminhoneiros lavem as mãos com mais frequência do que o habitual.

É recomendado também ficar atento caso alguém próximo apresente sinais da doença. Algumas transportadores tem distribuído álcool em gel para seus motoristas, para que usem quando não for possível lavar a mão com frequência.

Também é importante não levar as mãos ao rosto e evitar permanecer muito tempo em locais fechados. Como os caminhoneiros entram em contato com trabalhadores de postos de combustíveis, hotéis e restaurantes, as ações de prevenção se tornam ainda mais importantes para evitar a proliferação da doença.

Nos casos em que o caminhão é compartilhado por mais de um motorista, é importante limpar as cabines com álcool em gel, principalmente o câmbio e o volante. Também é recomendado manter o caminhão bem arejado, abrindo a janela sempre que possível.

Sintomas

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas mais comuns do coronavírus são febre, cansaço e tosse seca. Algumas pessoas têm dores no corpo, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarreia. Uma em cada seis pessoas desenvolve dificuldade para respirar.

Grupos de risco

Pessoas mais velhas e com condições de saúde como pressão alta, diabetes e doenças cardiovasculares têm risco aumentado de desenvolver um quadro grave da doença. Idosos e pacientes com baixa imunidade podem apresentar manifestações mais graves.

 

últimas Postagens