Três tendências tecnológicas para a segurança no trânsito

09/08/2019 às 3:36 pm

Já é possível identificar diversas tecnologias de segurança nos automóveis que rodam no Brasil. Porém, as empresas de tecnologia e as montadoras prometem ainda mais novidades tecnológicas para os veículos do futuro, que serão mais eficientes, confortáveis e seguros. Confira três tendências tecnológicas que deverão chegar aos automóveis em pouco tempo.

Itens de segurança

Os veículos atuais já apresentam detecção de ponto cego, aviso de partida de faixa, piloto automático e tecnologia de frenagem de emergência automática. Porém, diversos outros acessórios de segurança já estão em desenvolvimento e prometem aumentar a segurança nas estradas através da tecnologia.

É o caso do sistema de reconhecimento facial, que permitirá aos motoristas ajustar vários parâmetros do carro através das suas expressões faciais. Esse tipo de sistema, aliado à inteligência artificial, também será capaz de reconhecer sinais de fadiga no motorista, acionando um sinal de alerta e evitando possíveis acidentes. Esta tecnologia estará presente em veículos da Jaguar, Tesla e BMW, devendo se popularizar nos próximos anos.

Veículos conectados

No futuro, podemos esperar carros que consigam se conectar uns com os outros e também com o ambiente à sua volta, transmitindo informações rapidamente e assim auxiliando no controle de tráfego e na tomada de decisão dos motoristas.

Alguns veículos, por exemplo, contarão com uma câmera capaz de identificar os sinais de trânsito e alertar os motoristas caso eles ultrapassem a velocidade máxima presente nas placas. É o caso da nova Ford Ranger, que será lançada no Brasil em 2020.

A próxima onda de inovação será a da comunicação veículo-veículo (V2V) e da comunicação veículo-coisa (V2X). Esta tecnologia que permite que os veículos se conectem e conversem entre si. Dessa maneira, os carros seriam capazes de saber, sem interferência humana, onde estão pedestres, ciclistas, outros veículos e obstáculos que surgem no caminho e, assim,evitar acidentes.

Estradas Inteligentes

Os sistemas que configuram as estradas inteligentes já estão em prática em alguns países e logo se tornarão comuns em todo o mundo. Tratam-se de estradas com captação de energia solar para alimentar os sinais de trânsito, faixas exclusivas para carros elétricos recarregarem em movimento, sensores capazes de detectar tráfego e encontrar vagas em estacionamentos, e até mesmo pinturas especiais capazes de iluminar a pista e informar suas condições aos motoristas.

Um dos países que mais investe em estradas inteligentes é a Coréia do Sul, que promete uma rede completa destas rodovias até 2020. As estradas contarão com o sistema ITS, que permitirá a condução segura dos veículos autônomos e previne acidentes através de uma estrutura virtual de monitoramento do tráfego, reduzindo o trânsito intenso e diminuindo o número de acidentes.

Com as inovações tecnológicas cada vez mais voltadas à segurança, podemos esperar um trânsito mais seguro, com mais conforto e praticidade.

últimas Postagens