Quem Somos

ittsaboutus

Quem Somos

Os avanços tecnológicos têm sido decisivos para a redução de ocorrências trágicas nas vias de circulação de todo o planeta e contribuído para evitar tantas vítimas no trânsito. Nesse cenário, surge o Instituto de Tecnologias para o Trânsito Seguro – ITTS – que irá identificar, avaliar e promover alternativas nesse campo do desenvolvimento humano para aumentar a segurança.

O ITTS  é uma iniciativa sem fins lucrativos que tem como principal objetivo criar consciência coletiva sobre a necessidade de assunção de medidas multidisciplinares que contribuam para a prevenção de acidentes de trânsito.
Através de um Conselho Consultivo formado por especialistas e autoridades capazes de legitimar e promover a luta por um trânsito mais seguro, o Instituto pretende por diversos meios incentivar o debate público e a conscientização coletiva sobre este importante tema, de forma que as Autoridades do Sistema de Trânsito Brasileiro possam estabelecer Políticas Públicas eficazes e permanentemente atualizadas, promovendo um Trânsito Seguro.

Missão

Atuar de forma preventiva e estratégica, por meio de seu Conselho Cultivo multidisciplinar, clarificando e expondo medidas que incentivem a prevenção de acidentes de trânsito. Além disso, o Instituto tem como missão garantir o cumprimento e a implementação da legislação em vigor.

Nossa primeira missão é demonstrar a importância dos Exames Toxicológicos de Larga Janela de Detecção para mitigar o elevado risco de acidentes com motoristas profissionais. Este exame permite identificar o uso de drogas ao longo de, no mínimo, 90 dias antes da coleta do material (cabelo, pelos ou unha) inibindo seu consumo por esses profissionais que hoje as utilizam para resistir à pesada jornada de trabalho a que são submetidos.

O exame toxicológico de larga janela é uma tecnologia laboratorial que representa o que de mais avançado existe no mundo para detectar o uso regular de drogas psicoativas. É uma poderosa arma na prevenção e no combate ao consumo de drogas e na efetiva redução da violência viária envolvendo motoristas profissionais.

Esse é apenas o primeiro passo para demonstrar que a tecnologia pode dar contribuição sem precedentes para a segurança no trânsito brasileiro.

Visão

Tornar o Brasil uma referência mundial no combate a acidentes de trânsito.