5 tecnologias no topo do mercado automotivo

08/05/2023 às 11:44 am

Pesquisa aponta que 72% dos clientes optam pelo maior investimento em carros que tenham tecnologias de conectividade e proporcionam maior proteção e bem-estar

Conforto, segurança e inovação é a combinação do momento no setor automotivo. Até pouco tempo atrás, o foco do mercado era o estado geral do carro que entrava como parte do pagamento. Mas muita coisa mudou ao longo dos últimos anos. A intenção de compra agora está voltada aos veículos hi-tech, que oferecem tecnologias de bordo, com soluções de controle, conexões sem fio e aviso de manutenção do carro, por exemplo. Dos mais de 5 mil entrevistados pela  Webmotors Autoinsights, 72% optaram pelo maior investimento em carros que tenham tecnologias de conectividade e proporcionem maior proteção e bem-estar. Entre as aplicações mais buscadas, segundo a pesquisa, se destacam a central multimídia com espelhamento do celular, carregamento via indução dos smartphones e abertura das portas por aproximação. Confira as tecnologias que estão em alta no mercado automotivo hoje:

Conectividade bluetooth – Basta habilitar a conexão sem fio no celular e parear com o veículo para abrir remotamente o carro, dar a partida, sintonizar o painel de bordo e outras opções que agilizam e facilitam as viagens.

Piloto automático e alerta de colisão – Já foi o tempo em que o pé não saía do acelerador em longas viagens. Com o piloto automático adaptativo, a aceleração do veículo fica estabilizada conforme o limitador de velocidade e, assim, evita o desgaste do motorista e a ocorrência de multas. Outra novidade é o alerta de colisão e assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, que assimila e previne objetos que possam causar acidentes.

Espelhamento do celular – O espelhamento de celulares no painel sincroniza os smartphones e facilita o acesso a aplicativos como Spotify, Youtube, Maps, WhatsApp e outros. Hoje, diversos modelos, dos mais populares aos completos, possibilitam o espelhamento de aplicações do telefone via aplicativos como o Apple Car Play e o Android Auto.

Computador de bordo personalizável – Modelos mais completos e recentes possuem interface multimídia touchscreen personalizável, com espaços reorganizados conforme a preferência do usuário, parecido com o layout dos celulares.  Em alguns modelos também é possível instalar outros aplicativos e assistentes na interface, voltados à melhor qualidade no serviço.

Vetorização do torque – Para quem gosta de viagens com aventura, alguns veículos se destacam com a novidade da “vetorização de torque”. Esse sistema inovador distribui a força entre as rodas conforme as condições de rodagem – ação que garante um trajeto sem grandes dificuldades e aumenta a vida útil do carro. Vários modelos da Ford já vêm com essas cinco funcionalidades, como, por exemplo, as linhas Ford Ranger, Maverick, Bronco e Mustang.

Fonte: Portal O Tempo

últimas Postagens