99 irá utilizar reconhecimento facial para motoristas

15/05/2019 às 12:42 pm

A startup irá solicitar que motoristas tirem “selfies”, que serão validadas de acordo com o banco de imagens do Departamento Nacional de Trânsito.

Um dos maiores problemas de segurança enfrentados pelos aplicativos de transporte é garantir que os motoristas que estão realizando as viagens são os mesmos cadastrados na plataforma. Muitos apps pedem que o passageiro confirme o nome, identidade e placa do veículo. Mas outras plataformas vão além, como a Uber e mais recentemente a 99. Os aplicativos utilizam reconhecimento facial para confirmar que o motorista é aquele que está cadastrado no sistema.

O aplicativo irá solicitar uma “selfie” dos motoristas e a foto será validada de acordo com o banco de dados do DENATRAN.

A integração com os dados do DENATRAN é realizada através da ferramenta “Datavalid”. Ela irá comparar a foto enviada pelo motorista com a registrada na CNH. O aplicativo da 99 utiliza inteligência artificial e pode solicitar novas verificações sempre que o algoritmo julgar necessário.

Atualmente, a 99 possui uma área de segurança composta por cerca de 100 funcionários. A inteligência artificial é uma de suas principais aliadas na busca por diminuir as ocorrências durante as viagens.

Questão de segurança

Por todo o Brasil, os aplicativos de transporte e os táxis estão investindo em tecnologias para aumentar a segurança dos motoristas e dos passageiros. Em Porto Alegre, por exemplo, virou lei o uso da biometria para liberar os taxímetros. Isto evita que o táxi seja usado por alguém não autorizado ou que não tenha realizado o exame toxicológico, obrigatório para taxistas da capital gaúcha.

Entre as tecnologias utilizadas pelos aplicativos de transporte para garantir a segurança destacamos o compartilhamento da viagem com familiares ou amigos e a possibilidade de ligar para a polícia diretamente do app. Já para os motoristas, a tecnologia de identificação de rotas da Uber. Ela analisa, em tempo real, milhões de viagens realizadas diariamente e pode bloquear viagens por trajetos considerados potencialmente arriscados.

 

últimas Postagens