Aplicativo ajuda na segurança do trânsito

04/03/2021 às 11:40 am

Seguindo os passos do DENATRAN, órgão executivo de trânsito do governo federal, o estado de Pernambuco também lançou um desafio popular com o intuito de estimular o desenvolvimento de aplicativos para celulares com foco na segurança do trânsito.

O governo do estado de Pernambuco lançou o HACK.GOV.PE 2021, maratona de programação promovida pela Secretaria de Planejamento e Gestão e a Usina Pernambucana de Inovação, onde as equipes participantes precisaram desenvolver aplicativos que atendessem o seguinte desafio: Como o Governo de Pernambuco pode promover o comportamento seguro no trânsito, de forma colaborativa e interativa com a população?  A equipe Time 166 foi a vencedora do certame com o desenvolvimento do CRIS que oferece ao usuário cadastro acesso a espaço de conhecimento, com um conteúdo teórico sobre o trânsito brasileiro, um jogo de perguntas e respostas sobre conduta no trânsito e direção defensiva e um mapa de calor onde pontos de maior incidência de acidentes são exibidos como alerta. A proposta e o nome tiveram inspiração em São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. Assim como a cor amarela, usada nos sinais de trânsito como alerta por ser também a cor do “Maio Amarelo”, movimento de conscientização no trânsito.

Disputa – 52 pessoas participaram do HACK.GOV.PE 2021, divididas em 13 equipes. Três times chegaram à final: As equipes Capixatime e Transitar foram os 2º e 3º colocados. O secretário Alexandre Rebêlo fez o anúncio da equipe vencedora: “Finalizamos mais uma etapa de um processo que começou há mais de um ano. Uma iniciativa do Governo de Pernambuco de, através da inovação, tentar achar soluções para problemas do nosso dia-a-dia, problemas que afetam milhares de pessoas. Anunciamos a equipe vencedora e entramos na última etapa, que é implementar o aplicativo pelo Estado e colocá-lo no cotidiano das pessoas. Fico feliz de ver aqui gente de Pernambuco, de Santa Catarina, do Espírito Santo, do Paraná. Isto é uma prova que a gente pode se unir no Brasil para buscar soluções usando a tecnologia”, afirmou o secretário. Newton Cerezini, diretor do Instituto de Gestão Pública de Pernambuco, elencou alguns pontos que fizeram do aplicativo CRIS o grande vencedor da maratona. “Muito legal a ideia de usar o nome CRIS associando a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas e viajantes, e a utilização da cor amarela se referindo ao mês de maio que é o mês da conscientização sobre segurança no trânsito”, disse Newton. “Interessante a utilização de um jogo como forma de conscientização e posterior gamificação dos usuários, inclusive com a possibilidade de associar com as provas teóricas do Detran. A parte do mapa de calor com as áreas de maior risco, integrado com o GPS e notificando o usuário quando ele está perto desta área, também foi uma ideia bem interessante”

Prêmio –  O Time 166 ganhou R$ 10 mil e o aplicativo será implantado pelo Governo do Estado até o próximo dia 15 de abril. As outras duas equipes finalistas ganharam R$ 5 mil cada.

Fonte: Portal do Jornal Folha de Pernambuco

 

últimas Postagens