Atitudes que evitam sinistros de trânsito

19/07/2022 às 10:27 am

O Portal TRÂNSITO LIVRE selecionou algumas sugestões de uma lista de iniciativas preventivas elaboradas pela fabricante de lubrificantes Bardahl. São ações e comportamentos simples mas poderosas e que podem fazer do trânsito, tantos nas áreas urbanas quanto nas estradas, um ambiente mais seguro.

Seja respeitoso – Seguir as normas de trânsito e de civilidade é o primeiro e fundamental passo para a segurança no trânsito: Não consuma bebidas alcoólicas e nem use drogas psicoativas que afetem seus sentidos. Não use o celular, mesmo que tenha fones de ouvido. Jamais ultrapasse o sinal vermelho. Respeite sempre o limite de velocidade estabelecido para a via. Não ignore as sinalizações, não circule pelas calçadas e ciclovias, sempre respeite as faixas de pedestres, as ciclofaixas e outras vias exclusivas ao trânsito de veículo de transporte coletivo.

Seja educado – Circulando numa rodovia ou mesmo nas ruas, lembre-se que você não é piloto seu carro não é de corrida e, mesmo se fossem, essas vias não permitem competição esportiva. Dar a preferência e permitir uma ultrapassagem, por exemplo, são atitudes gentis que tem o poder de evitar conflitos e colisões.

Seja saudável – Os sinistros acontecem, na maioria das vezes, porque o motorista não estava em condições, sejam físicas ou mentais, para assumir o volante. Cansaço excessivo, sono, doenças que debilitam e alimentação inadequada, consumo de álcool e drogas, além de situações de desequilíbrio emocional, podem comprometer a direção e potencializar o risco de uma ocorrência trágica. Nessas ocasiões, o ideal é usar transporte coletivo, taxi, transporte por aplicativos ou até mesmo pedir a ajuda de um amigo, familiar ou colega de trabalho para assumir a direção.

Seja inteligente -O modo como você se locomove nas vias a pé ou na direção veicular faz toda a diferença. Pratique a caminhada segura e a direção defensiva. Ou seja, antecipe-se aos riscos e movimente-se sempre com atenção e consciência. Isso significa observar não apenas a via, mas os carros ao seu redor. Redobrar a atenção em pista molhada e respeitar distância segura do veículo à frente, elimina os riscos presentes nessa situação.

Seja prevenido – Falta de manutenção no veículo também pode provocar ocorrências inesperadas. Uma pane mecânica ou um pneu careca podem ocasionar a perda do controle do carro e acarretar graves consequências. Por isso, é preciso respeitar as orientações do manual do fabricante e ficar atento aos sinais apresentados pelo carro. Manutenção preventiva é sinônimo de segurança.

Fonte: Portal 360 e Redação Trânsito Livre.

últimas Postagens