Atropelamentos: 7 causas comuns

02/08/2018 às 4:03 pm

Segundo dados do SUS, 8800 pessoas morrem todos os anos vítimas de atropelamentos. Apontar a causa desses acidentes não é uma tarefa fácil. Na verdade, os fatores que levam a um atropelamento são muitos, mas podemos apostar que em muitos casos existe uma motivação muito simples: a imprudência. Em muitos casos a imprudência acontece do lado dos motoristas, mas algumas vezes é o pedestre que se coloca em uma situação de risco para poupar alguns minutos. Neste texto listaremos 7 causas comuns de atropelamentos, e a maneira mais eficaz de evitar esse tipo de acidente.

1- Atravessar fora da faixa

Muitos acidentes acontecem devido à falta de atenção do pedestre em relação à faixa de segurança. Atravessar na faixa é um dos meios mais eficazes de chegar ao outro lado da rua com segurança. Quando o pedestre ignora a faixa, ele tem mais chances de não ser visto pelos motoristas e, dessa forma, coloca a própria vida em risco.

2-Faixas mal sinalizadas

Muitas vezes o pedestre atravessa na faixa, mas o motorista desatento acaba por atingi-lo da mesma maneira. Isto pode acontecer também por faixas mal sinalizadas ou com a tinta gasta, dificultando a percepção por parte do motorista. Neste caso, o que se pode fazer é ter a certeza de que foi você foi visto pelos motoristas antes de atravessar.

3- Motorista que não dá a seta

Dar sinal, dar o pisca, dar a seta, sinalizar a curva. Muitos nomes, o mesmo problema: muita gente esquece de avisar que vai virar. Isso faz com que o pedestre atravesse a rua em que o carro está entrando, e acabe sendo atingido. Na dúvida, espere o carro passar para então atravessar, mesmo que ele venha em uma rua perpendicular.

4- Celular e fone de ouvido

O celular não é um perigo apenas para quem dirige. Quando estamos com os smartphones na mão, prestamos muita atenção ao que está na tela e pouca atenção ao que está na rua. É importante compreender que o celular é uma ótima ferramenta, mas tem hora e lugar. Já com o fone de ouvido o problema é não ouvir um carro que possa vir do sentido contrário, uma bicicleta na calçada ou até mesmo uma veículo muito próximo do passeio. Procure modelos de fones de ouvido que não anulem totalmente o som ao seu redor.

5- Falta de visibilidade

Muitas vezes, quando caminhamos à noite, nossa visibilidade é bastante reduzida. Roupas escuras ou ruas sem iluminação correspondem a um problema para os motoristas de automóveis, que não conseguem enxergar os pedestres. Em algumas cidades é comum fazer um sinal com o braço antes de atravessar, para ter certeza que o motorista prestou atenção em você. Vale a pena tentar.

6-Álcool e drogas

Essa nem precisa de explicação. Beber e usar drogas aumenta drasticamente a insegurança nas ruas. Quando o motorista ingere alguma substância proibida pelo Código de Trânsito, seu automóvel vira uma ferramenta mortal. Mas quando o pedestre utiliza alguma substância que iniba seu raciocínio e equilíbrio, a chance de atropelamento aumenta muito. Deve-se tomar muito cuidado.

7- Vias rápidas e BRs

Muitos atropelamentos ocorrem em avenidas e rodovias com velocidades muito altas. Neste caso, sempre atravesse em semáforos, faixas ou passarelas. Se não existir nenhuma passarela na sua região, organize-se com seus vizinhos e cobre do poder público que elas sejam construídas. Atravessar em uma BR é uma das atitudes mais perigosas a que um pedestre pode se submeter no trânsito.

Para mais informações sobre tecnologias para um trânsito seguro, siga-nos no twitter e curta nossa página no facebook.

últimas Postagens