Austrália instala radar especial para multar uso de celular no trânsito

24/10/2019 às 4:36 pm

O mais populoso estado australiano está tentando diminuir o uso do celular na direção através de um sistema de radares.

O estado australiano de New Wales instalou um sistema de câmeras que analisa imagens do interior dos veículos para checar se os motoristas estão usando o celular enquanto dirigem. Cada radar conta com duas câmeras de alta resolução: uma registra a placa do veículo enquanto a outra registra o interior do automóvel.

O responsável pelas estradas de New Wales, Andrew Constance, informou que foram instalados 45 novos radares criados especificamente para flagrar motoristas que dirigem enquanto usam o celular. De acordo com Constance, trata-se do primeiro estado a utilizar essa tecnologia no mundo.

Os radares usarão inteligência artificial para excluir os motoristas que não estão tocando seus telefones. Caso o sistema identifique o uso do celular aliado à direção, a ocorrência será avaliada por um oficial de trânsito antes da aplicação de uma multa. Na Austrália, a multa por dirigir utilizando o celular é de 344 dólares australianos (943 reais) e é aplicada inclusive aos motoristas que utilizam os aparelhos com o carro parado no semáforo.

Durante a fase de testes do sistema, que durou seis meses, mais de 100 mil motoristas foram flagrados distraídos pelo uso de smartphones.

 

últimas Postagens