Trânsito: Brasil deve aderir a acordo internacional

01/08/2018 às 2:12 pm

Nesta terça-feira, o presidente Michel Temer reforçou que espera reduzir à metade o número das mortes em acidentes de trânsito na próxima década. O Brasil já havia assinado um acordo com as Nações Unidas em 2013, mas o governo admitiu que as ações nunca foram implementadas. Desta vez, Temer assinou um novo termo de cooperação com a ONU, reforçando os objetivos já assinados em 2013. O Brasil ocupa o quinto lugar no ranking da Organização Mundial de Saúde de mortes no trânsito

O presidente fez breve discurso durante cerimônia de comemoração dos 20 anos do Código de Trânsito Brasileiro. O piloto Felipe Massa também estava presente no evento, representando a Federação Internacional de Automobilismo. Felipe é o embaixador para a Segurança Viária da entidade.

Agora, o termo de consulta assinado por Temer e pelo ministro das Cidades, Alexandre Baldy, será enviado ao Congresso Nacional, para aprovação do acordo internacional visando à redução da mortalidade no trânsito. Mas a aprovação ainda depende de um período de 90 dias de coletas de dados, realizada em todos os estados do país pelo Governo Federal.

Este acordo está em discussão desde 2011, quando o Brasil iniciou seus esforços para atender às exigências da Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU (clique aqui para ler mais). O documento recomenda aos países-membros a elaboração de um plano diretor para guiar as ações nessa área. A meta é diminuir em 50% a acidentalidade no trânsito em âmbito mundial.

últimas Postagens