Brasileiros participam do prêmio mundial com projeto de segurança no trânsito

18/05/2020 às 7:25 am

O desenvolvimento de uma tecnologia para selar o asfalto e a solução para evitar acidentes de trânsito em ruas escorregadias consagrou duas equipes de estudantes de robótica entre os 20 finalistas de prêmio mundial de inovação. Os estudantes foram selecionados no Festival SESI de Robótica e tiveram seus projetos de pesquisa escolhidos entre 40 mil concorrentes.

Pensando em cidades mais inteligentes e seguras, os alunos identificaram que um dos grandes problemas das cidades são as rachaduras e fissuras nas vias de circulação que levam à degradação do pavimento das estradas e ruas com o passar do tempo. Dessa forma, estudantes de Barra Bonita, em São Paulo, desenvolveram um selante asfáltico. A tecnologia atua com a aplicação do produto desenvolvido que se expande e, com isso, bloqueia a ação nociva da água, um dos principais responsáveis por rachaduras em ruas e avenidas.

A divulgação do ganhador do Global Innovation First Lego League será realizada online no próximo dia 27 de junho. A equipe vencedora ganhará um prêmio de US$ 20 mil para investir no desenvolvimento do projeto.

Acidentes de carro

Moradores de Goiânia, os estudantes pesquisaram soluções para os acidentes com veículos provocados por pistas escorregadias. O jamelão, fruta muito comum na cidade, é a responsável pela situação recorrente de pistas derrapantes.   Ao cair na pista de rolamento o fruto libera uma gordura que deixa o asfalto escorregadio, elevando o risco de acidentes. Na cidade existem milhares de árvores de jamelão plantadas ao longo das ruas, fato esse que eliminou completamente a hipótese de remoção das mesmas. Tanto sob o aspecto ambiental e paisagístico, como pelo elevado custo financeiro para o processo de substituição da vegetação. A alternativa desafiadora para os jovens foi, então, encontrar uma forma de neutralizar as causas das derrapagens. “A época de frutificação da árvore coincide com a época chuvosa na cidade. Então, quando o fruto cai na pista, acaba formando uma massa gordurosa que ocasionando diversos acidentes. Foi o que aconteceu na avenida Antônio Fidélis, onde foram registrados 16 ocorrências em apenas um único dia chuvoso”, explicou a estudante Lorrany Gonçalves Cirqueira, membro da equipe. Segundo a estudante, Goiânia tem mais de 1.500 árvores de jamelão distribuídas pelas 54 avenidas de toda cidade. “Então, não seria possível fazer a retirada dessas árvores e e a nossa equipe decidiu buscar alternativas”, disse.

Os estudantes escolheram a casca da laranja como agente neutralizador da gordura liberada pelo jamelão. O resultado da pesquisa foi a criação de um composto que, jogado no asfalto, consegue evitar que o mesmo fique escorregadio melhorando as condições de segurança no trânsito.

 

Fonte: Portal UOL

últimas Postagens