Inspeção veicular opera há mais de 100 anos na Alemanha

09/10/2018 às 10:43 am

Publicado em Exame

Conforme matéria publicada no G1, Inspeção Técnica Veicular (ITV), procedimento periódico, que possui a finalidade de analisar as condições do veículo para atestar se ele está apto a circular, estará suspensa no Brasil no ano de 2019.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a ITV está prevista desde 1997 e conforme a resolução 716/2017 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), seria obrigatória, a cada 2 anos para veículos com mais de 3 anos de uso e entraria em vigor a partir de 2019. Porém a resolução foi suspensa pelo próprio CONTRAN e não possui uma data prevista para começar. O Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) informou que a suspensão se deu porque não havia requisitos suficientes para a elaboração do cronograma.

Em contrapartida da indecisão no Brasil, a vistoria veicular acontece na Alemanha há mais de 100 anos e é referência em toda a Europa. A primeira inspeção acontece após o veículo completar os primeiros 3 anos de uso e depois é feita a cada 2 anos e demora em torno de 15 minutos. Nesta inspeção são verificadas peças importantes para a segurança do motorista, como freios e os sulcos dos pneus, além da lataria e emissão de gases poluentes.

No Brasil, o principal sistema utilizado para realização de vistorias pertence à Oxxy.Net, empresa do Grupo Oxxy S.A. Durante a primeira semana de setembro, o diretor de tecnologia do Grupo, Michel Bertolino, foi até a Alemanha para conhecer a maior feira de serviços automotivos do mundo, a Automechanika, e aproveitou para ir até a cidade de Nienburg, onde se reuniu com representantes do Grupo TÜV Rheinland, onde foram trocadas experiências sobre os softwares utilizados em ambos os países, em busca de melhorias.

Apesar de a Alemanha ser referência em Inspeção Técnica Veicular, o software brasileiro está à frente do utilizado na Alemanha, isso porque a taxa de tentativas de fraudes no Brasil é consideravelmente maior do que na Europa, por isso o software brasileiro está sempre inovando em questões de tecnologia, segurança e precisão, para garantir sempre a integridade das informações.

últimas Postagens