Carro autônomo estimula novos modelos de negócios

20/06/2017 às 2:40 pm

Publicado em: Jornal de Comércio

A mobilidade vai mudar padrões de longa duração da propriedade, manutenção, operação e uso de carros, e já começa a transformar essa indústria. Um estudo apresentado recentemente pela Intel explora o potencial econômico que surgirá com os veículos autônomos, quando os motoristas se tornarem passageiros.

Com base nestes dados, a empresa de tecnologia prevê que a chamada “Economia de Passageiros” surgirá para suportar o tempo ocioso de quando os motoristas se tornarem passageiros em veículos autônomos e terá um forte crescimento de mercado, passando de US$ 800 bilhões em 2035 para US$ 7 trilhões até 2050.

“As corporações devem começar a contemplar os veículos autônomos em suas estratégias a partir de agora”, sugere o CEO da Intel, Brian Krzanich. Ele comenta que, menos de uma década atrás, ninguém estava considerando o potencial do mercado de aplicativos ou da economia de compartilhamento prestes a emergir.

Ou seja, ninguém via isso acontecendo. “É por isso que estamos iniciando a conversa sobre Economia de Passageiros, para despertar as pessoas para a quantidade de oportunidades que surgirão quando os carros autônomos se tornarem os dispositivos de geração de dados móveis mais poderosos que usamos, e as pessoas trocarem a direção por outra ocupação durante o percurso”, analisa.

O estudo, encomendado pela Intel e preparado pela Strategy Analytics, projeta que as tecnologias de condução autônoma e das cidades inteligentes habilitarão a nova Economia de Passageiros gradualmente, reconfigurando indústrias inteiras e criando outras novas, graças ao adicional cognitivo e de tempo que ela desbloqueará.

A comercialização de veículos operados autonomamente ganhará força até 2040 – gerando uma fatia cada vez maior de valor projetado e anunciando o surgimento de serviços instantaneamente personalizados. A expectativa, por exemplo, é que sejam criados diversos serviços de conveniência sobre rodas, como salões de beleza, rápidos jantares casuais e clínicas de saúde.

Produtores de conteúdo e mídia desenvolverão formatos de conteúdo personalizados para combinar com períodos longos e curtos de deslocamento. “A tecnologia autônoma estimulará uma mudança em diversas indústrias e definirá um novo cenário, cujos primeiros negócios surgirão no setor B2B”, diz o coautor do estudo Harvey Cohen, presidente da Strategy Analytics.

últimas Postagens