Carros com bafômetro e a redução de sinistros de trânsito

10/04/2023 às 5:26 pm

Os carros equipados com etilômetro – ou bafômetro, como popularmente conhecido aqui no Brasil – estão se tornando cada vez mais uma realidade em alguns países, como uma medida de segurança que busca prevenir ocorrências de trânsito causados por motoristas alcoolizados.

A partir de 2026 todos os carros novos fabricados nos EUA deverão ter um bafômetro integrado, impedindo o funcionamento do carro em caso de embriaguez. Esses veículos terão um dispositivo que exige que o motorista sopre em um tubo antes do motor ser ligado. Se for detectado um nível de álcool no sangue acima do permitido pela lei, o carro não dá a partida. Alguns países já utilizam essa tecnologia, que vem mostrando resultados positivos na redução de feridos e mortes no trânsito. Nos Estados Unidos a nova lei do bafômetro obrigatório – uma conquista das entidades ligadas às vítimas de trânsito – deve entrar em vigência a partir de 2026, quando todos os carros novos deverão ter o equipamento de segurança instalado. A expectativa é que a nova lei seja regulamentada pelos políticos norte-americanos no próximo ano, sendo parte de uma Lei de Infraestrutura, que inclui também financiamentos de serviços de carregamento da bateria dos carros elétricos pelos Estados Unidos inteiro.

Dificuldades – Um fator que pode complicar a implementação tão breve dessa lei é que não há atualmente uma tecnologia capaz de garantir o total funcionamento do equipamento nos carros. Nesse sentido, as montadoras estão buscando se adequar e sair na frente da competição nesse quesito. O desafio é que o bafômetro do carro seja um tipo de sensor integrado ao veículo, de modo que não haja necessidade de instalação de um novo aparelho dentro da cabine do motorista. Em tese, quando a pessoa simplesmente respirar o sensor embarcado fará uma leitura da expiração quando será analisado o teor de álcool encontrado e feita a comparação com o que é permitido por lei. Caso o índice encontrado esteja superior ao permitido, o carro não liga, impedindo que o dono dirija.

Fonte: Portal Capitalist e Redação Trânsito Livre

últimas Postagens