CNH com revisão a cada 10 anos.

08/07/2022 às 3:32 pm

A manutenção veicular tem como objetivo verificar o desempenho do veículo, precavendo ou resolvendo eventuais desgastes de seu sistema e de suas peças. A revisão assegura que o veículo esteja funcionando corretamente, de modo que seja possível trafegar em segurança e, na sua falta, o condutor estará mais propenso a se envolver em acidentes de trânsito.

Como é sabido, o Código de Trânsito Brasileiro é bastante claro ao atribuir ao condutor a responsabilidade pelas condições de conservação do veículo, prevendo, inclusive, multa para quem conduzir pondo em risco a segurança viária. As revisões são indicadas pelas próprias montadoras no momento da compra de um carro zero km, ficando registradas no manual do veículo, a fim de assegurar a garantia de fábrica do mesmo. Geralmente, esse prazo gira em torno de um ano ou então 10 mil quilômetros rodados, podendo variar conforme os modelos de carro e as montadoras. No entanto, especialistas em segurança viária apontam que falhas mecânicas nem mesmo de longe representam uma das principais causas de sinistros de trânsito. Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, se unirmos a essa causa os problemas nas vias de circulação, juntos representariam aproximadamente 10% do total de fatores causadores das ocorrências traumáticas, atribuindo-se os outros 90% a uma outra peça de manutenção bastante difícil e impossível de ser trocada: O condutor do veículo. Ou seja, nós, amáveis seres humanos.

Validade da Habilitação – Recentemente, foi aprovado pelo Congresso Nacional a Lei 14.071/ 2020 que, dentre diversas alterações ampliou para 10 anos o prazo para renovação da habilitação – por meio de exames de saúde – de condutores com até 50 anos de idade. Sem entrar no mérito da eficácia dos exames realizados, muitos perguntam por que o fator mecânico, que é responsável por menos de 10% dos sinistros nas vias de circulação, gera tanta preocupação a ponto de serem realizadas revisões anuais nos veículos? E, em contrapartida, o fator humano, responsável por cerca 90% das ocorrências trágicas, não pareceu preocupar o legislador que  aumentou o prazo da avaliação da capacidade de um cidadão conduzir uma máquina sofisticada e pesada de 5 para 10 anos. Você andaria tranquilamente a bordo de um veículo sabendo que ele foi revisado pela última vez há 10 anos atrás? Se não for imprudência, me parece, no mínimo, excesso de confiança nessa “peça” que gera tantos traumas, dor e tragédias… Não estaria na hora de um Recall?

Extraído de artigo de Rodrigo Vargas, Agente de Educação para a Mobilidade.

últimas Postagens