CNH digital entrará em vigor: entenda

26/07/2017 às 5:35 pm
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

A partir de Fevereiro do ano que vem, entrará em vigor a utilização da Carteira de Habilitação Digital (CNH-e). A proposta foi aprovada nesta terça-feira (25) em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), conforme proposta pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo, e terá o mesmo valor jurídico da versão impressa do documento, que continuará sendo emitida normalmente.

“Estamos dando um passo à frente, desburocratizando o processo. Há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento. Com isso, quem esquece a CNH em casa, não estará sujeito à multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital. A sociedade mudou e nós temos que acompanhar e facilitar os meios de identificação”, destaca o ministro das Cidades, Bruno Araújo.

Segundo informações da Assessoria de Comunicação do Ministério das Cidades, o funcionamento do documento digital ocorrerá da seguinte forma:

  • Cadastro – O usuário realiza o cadastro no Portal de Serviços do Denatran e requer o uso de certificado digital, para isso, o acesso deve ser efetuado por um equipamento que permita o uso desse certificado.
  • Ativação do cadastro – Será enviado um link para o e-mail informado. Em seguida deverá realizar o login pelo aparelho que deseja ter sua CNH digital.
  • Segurança – No primeiro acesso, será preciso criar um PIN para armazenar seus documentos com segurança. Inserir o PIN criado para poder visualizar seus documentos.
  • Exportar – a CNH eletrônica, conferido autenticidade aos dados do documento através da assinatura digital do Denatran. Essa autenticidade pode ser verificada no Assinador Digital.
  • Bloqueio – Caso necessite bloquear o aparelho para impedir o uso de sua conta e acesso aos seus documentos, deve acessar o Portal de serviços do Denatran com o certificado digital e solicitar o bloqueio.

 

últimas Postagens