Começou a Semana Nacional do Trânsito

19/09/2017 às 4:43 pm
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Fonte: Estradas

Salvar vidas por meio da promoção de um trânsito mais seguro é a missão do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) do Ministério das Cidades. Dentre suas ações estratégicas está a realização da Semana Nacional de Trânsito, que ocorre entre os dias 18 e 25 de setembro.

Neste ano a semana tem como tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, com objetivo de alertar a sociedade sobre os altos índices de mortos e feridos no trânsito brasileiro e propor atitudes para superar esta realidade. Durante a semana, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito promoverão o tema escolhido nas diversas regiões do país.

“Com a campanha buscamos deixar claro que, as ações seguras no trânsito, vão fazer com que vidas sejam preservadas e que as pessoas se sintam respeitadas no trânsito, elas dependem de escolhas, que tem impactos muito grandes, significativos como um todo. Quando tomamos a decisão de não mexer no celular, enquanto estamos dirigindo, nós estamos fazendo a diferença”, explicou o diretor do Denatran, Elmer Vicenzi.

celularA Semana Nacional do Trânsito está prevista no Código de Trânsito Brasileiro – Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997. Ela deve ter abrangência nacional e mostrar a postura do governo em relação à segurança do trânsito. Segundo o Diretor do DENATRAN, Elmer Vicenzi, “Muito mais do que o cumprimento da Lei, a realização da Semana Nacional de Trânsito é um ato de cidadania. Esta iniciativa serve para reforçar a todos que o trânsito faz parte das nossas vidas. O cumprimento de suas normas só nos traz benefícios e salva muitas pessoas”.

Os Departamentos de Trânsito dos Estados e do DF já estão preparados com programações para comemorar essa semana com campanhas educativas voltadas para a população e que envolvam uma participação direta dos órgãos, entidades e cidadãos.

últimas Postagens