Como consultar seu veículo no Renavam

21/12/2020 às 10:42 am

O Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) é um sistema que tem como principal finalidade armazenar os dados de todos os veículos que circulam no país. Cada um deles possui um código único, de 11 dígitos, que pode ser usado para consultar informações na base do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

Por meio dessa base RENAVAM, os proprietários podem utilizar o código, placa e CPF para ter acesso aos dados do veículo como cor original de fábrica, quantidade de passageiros, número da carroceria e até mesmo se existem multas ou registros de furto. Confira abaixo o passo a passo para acessar as informações do seu veículo:

ENCONTRAR O CÓDIGO RENAVAM – Como dito acima, o código é um registro único de 11 dígitos que cada veículo possui. Para consultá-lo, localize no canto superior do seu Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) o item CÓD. RENAVAM. Caso queira baixar e imprimir o CRLV Digital, siga as orientações a seguir: localize o código do RENAVAM diretamente no seu CRLV

COMO CONSULTAR A SITUAÇÃO DO VEÍCULO –  Passo 1: acesse, através de um navegador, o Portal de Serviços do DENATRAN (clique AQUI) e realize o cadastro na conta Gov. br ou, caso já seja cadastrado, faça o login utilizando o seu CPF. Passo 2: digite a senha no campo indicado e clique em “Entrar”.

Passo 3: preencha os campos “Código RENAVAM”, Placa, CPF/CNPJ do proprietário e clique em “Prosseguir”. Passo 4: na aba seguinte, você pode visualizar várias informações associadas ao veículo como cor, capacidade e mais.

Passo 5: Na aba “Indicadores de Situação do Veículo”, você pode visualizar se há registro de furto ou multa.  Passo 6: caso o veículo possua um condutor principal, esta informação pode ser acessada na aba “Principal Condutor”.

Pronto! Agora você já sabe como consultar a situação do seu veículo usando a base RENAVAM do DENATRAN.

Fonte: Portal CanalTech

últimas Postagens