Como renovar a CNH durante a pandemia?

19/05/2020 às 10:33 am

Milhões de brasileiros estão preocupados com a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, afinal de contas, como solicitar um nova CNH em tempos de pandemia? Por conta da quarentena, OS Detrans em todo o país estão fechados e com isso fica impossível efetuar a renovação do documento, além de outros serviços que também estão suspensos.

Por esse motivo, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) autorizou, no dia 19 de março passado, por meio de deliberação com validade em todo o país, que motoristas dirijam com a CNH vencida. Porém, é preciso salientar que essa validade prorrogada até o fim da pandemia, só é válida para aqueles cujo documento de habilitação tenha expirado a partir do 19 de fevereiro de 2020.

Essa suspensão também é válida para a Permissão de Dirigir dos condutores recém habilitado e para expedição de Certificado de Registro de Veículo (CRV), em caso de transferência de propriedade de veículo adquirido desde 19 de fevereiro. Na questão do licenciamento, o serviço também está suspenso, desde que ainda não tenha sido expirado.

Em resumo, os motoristas que forem abordados com a CNH vencida, dentro do prazo estipulado, não receberão multas e nem sofrerão nenhum tipo de punição. Mas atenção: Caso a data de vencimento da CNH seja anterior a 19 de fevereiro de 2020, as regras serão as originais. Ou seja, sem os benefícios decorrentes da pandemia.

Outros serviços suspensos

Além dos serviços já citados, também estão interrompidos por tempo indeterminado os seguintes serviços: recursos de multas, identificação de condutor infrator, defesas e recursos relativos à suspensão ou cassação do direito de dirigir.

Com isso os motoristas podem ficar mais tranquilos, pois essas obrigatoriedades estão paralisadas de forma temporária. Elas só retornarão quando as agências do Detran voltarem a funcionar, o que ainda não tem prazo definido.

Renovação online da CNH

Em alguns estados, a renovação da CNH foi liberada de forma online, mas isso ocorreu antes da pandemia. Em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Norte não é preciso efetuar a renovação do documento de forma presencial.

Neses estados é preciso acessar o site do Detran (Veja AQUI o site de todos os Detrans) e procurar os serviços online optando pela opção “renovação de CNH”. Em seguida, basta seguir as orientações e gerar o boleto para pagamento das taxas correspondentes.

 

Fonte: FDR.TV

 

últimas Postagens