Conheça os aplicativos do Denatran que facilitam a vida do motorista

20/09/2019 às 7:05 pm

Você sabia que já é possível ter os documentos de trânsito de porte obrigatório armazenados no celular? A CNH digital e o CRLV digital estão disponíveis no aplicativo chamado Carteira Digital de Trânsito (CDT), encontrado gratuitamente na Appstore e no Google Play. Mas atenção, cuidado com as cópias. Apenas o aplicativo desenvolvido pela Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) tem validade e é totalmente seguro.

Uma outra novidade desenvolvida pela Serpro para o Denatran é o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), um aplicativo que permite pagar multas de trânsito com descontos de até 40%. Confira abaixo como baixar e utilizar os aplicativos que estão facilitando a vida dos motoristas brasileiros.

CNH Digital 

Todos os motoristas que possuem a CNH emitida após maio de 2017 têm a opção de utilizar a versão digital do documento. Isso porque, a partir dessa data, a carteira passou a vir com um QR Code utilizado para autenticar a CNH no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O documento digital tem fé pública e funciona como identidade. Pode ser apresentado, por exemplo, em órgãos públicos ou para embarque em voos aéreos.

Como me cadastrar para utilizar a CNH digital?

1. Faça o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT);
2. Faça o cadastramento no aplicativo;
3. Ative o cadastro clicando no link “ativar”, recebido por e-mail;
4. Faça login no aplicativo e clique em “adicionar documento”, que será a CNH Digital.
5. Depois, escolha entre as opções: “pelo celular”, “com certificado digital” e “sem certificado” (comparecimento ao Detran).
6. Se a opção for “pelo celular”, use o celular para ler o QR Code e depois faça a “prova de vida”, um movimento físico, lido pela câmera do telefone.
7. Confirme a validação e informe o número de telefone celular.

CRLV digital

O app Carteira Digital de Trânsito também traz a opção de autenticar um certificado de registro e licenciamento de veículo digital (CRLV digital). O CRLV está sendo adotado gradativamente no país e já está disponível para os estados do Ceará, Roraima, Goiás, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Maranhão, Amapá, Amazonas, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Alagoas, Paraná, Acre, Espírito Santo e Distrito Federal.

Como me cadastrar para utilizar o CRLV Digital?

1. Pague a GRT e seguro DPVAT referentes ao licenciamento anual 2019.
2. Baixe o aplicativo CDT, disponível no Google Play e na App Store.
3. Insira seu CPF.
4. Preencha o formulário, com nome completo, data de nascimento e endereço de e-mail. Crie uma senha.
5. O sistema mandará um link de ativação para o seu e-mail; siga-o.
6. Entre no aplicativo com seu CPF e a senha.
7. Clique no botão ‘+’.
8. Clique em ‘Incluir CRLV digital’.
9. Insira o número do Renavam.
10. Insira o código de segurança do CRV, o documento de compra e venda do veículo – não confundir com o CRLV.

Sistema de Notificação Eletrônica (SNE)

Também é possível se cadastrar em um aplicativo para obter até 40% de desconto em multas pagas com antecipação. O aplicativo se chama Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) e também está disponível gratuitamente na Appstore e no Google Play.

Como baixar o SNE?

1. O primeiro passo é ir à página do Sistema de Notificação Eletrônica ou baixar o aplicativo SNE nas lojas Play Store ou App Store.
2. Em seguida, basta clicar em “Cadastro” e fornecer seu dados pessoais (CPF, nome, email e data de nascimento), criando também uma senha.
3. A próxima etapa é a ativação do cadastro, que é feita a partir de um link enviado ao email indicado anteriormente.
4. Em seguida, o motorista deve registrar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para se tornar ativo no sistema. Basta preencher o número do documento e o código de segurança.

 

últimas Postagens