Cuidado! Velhos irresponsáveis ao volante.

21/09/2020 às 8:16 am

 

Levantamento da Seguradora Líder mostra mudança de comportamento no trânsito brasileiro por parte dos jovens. Nos últimos anos, houve queda no número de vítimas de acidentes no país.

As indenizações do seguro DPVAT pagas a acidentados ou familiares de vítimas de trânsito entre 18 e 24 anos  vêm caindo gradativamente desde 2015, quando a faixa etária representava 23,1% do total de benefícios concedidos pelo DPVAT. Já em 2019 os jovens correspondiam a 20,2% dos seguros pagos. Quando analisadas, as faixas de 18 a 34 anos juntas, a queda é ainda maior: de 51,2% de indenizações pagas em 2015 para 46,4% em 2019.

Uma das explicações é o desinteresse de muitos jovens para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com o surgimento dos aplicativos de transporte como Uber e similares, muitos perceberam que era mais econômico usar essa alternativa do que possuir e manter um veículo. Os dados do Denatran parecem confirmar essa hipótese. Afinal, em dezembro de 2015, o país contava com 2.989.523 motoristas habilitados na faixa entre 18 e 21 anos. No fim do ano passado, o número já havia caído para 2.516.346. Isto apesar do aumento da frota que vem crescendo há vários anos.

Operação Lei Seca também desestimula jovens a dirigir

Ao mesmo tempo, o endurecimento das Operações Lei Seca em várias cidades do país influenciou muito no comportamento jovens. Eles preferem não dirigir e ter a liberdade de beber sem correr o risco de punições ou de se envolverem em acidentes. Lógico que ainda poderíamos acrescentar nesse processo o envelhecimento da população. Mas temos que reconhecer que muitos jovens já possuem a cultura de segurança ao dirigir, por conta das diversas campanhas e ações promovidas pelas entidades o que não ocorria com os jovens de outras épocas.

Apesar desse dado positivo, assistimos através das mídias sociais um inexplicável estímulo para que muitos jovens ainda pouco informados participem de rachas, andem em alta velocidade e pratiquem manobras perigosas com carros e motos. Um desses influenciadores famosos por suas manobras irresponsáveis foi recebido há poucas semanas em Uberlândia, onde foi buscar um carro, como se fosse uma celebridade.

Por fim, a frota de veículos está cada vez mais segura, particularmente desde que o air bag e os freios abs passaram a ser obrigatórios, mesmo em veículos populares. Um processo que ganhou ênfase a partir de 2014. Isso contribui para que a gravidade dos acidentes seja menor.

De qualquer forma, os dados nos permitem sonhar com uma geração mais consciente e responsável. Quem sabe, em algumas décadas, os perigosos serão os ex-jovens que conseguiram sua habilitação antes de 2015. Nesse caso, talvez os futuros jovens venham dizer para seus amigos quando forem pegar a estrada: Cuidado  que tem muito velho irresponsável ao volante!

Rodolfo Rizzotto – Editor do Estradas.com.br e Coordenador do SOS Estradas

últimas Postagens