Devo aguardar quanto tempo para voltar ao volante após ingerir bebidas alcoólicas ou substâncias psicoativas?

26/11/2019 às 11:18 am

Engana-se quem pensa que basta esperar os efeitos físicos passarem para pegar no volante. Alguns efeitos do álcool e de substâncias psicoativas são imperceptíveis e podem durar muitas horas. Mesmo se sentindo “bem”, você ainda poderá estar sob efeito daquilo que utilizou e consequentemente estará mais propenso a causar acidentes do que um motorista que não tenha utilizado nenhuma substância.

Existem aplicativos que calculam uma estimativa de quando será possível dirigir novamente após o consumo de álcool. Esses aplicativos utilizam a fórmula Widmark, que permite que sejam obtidas as estimativas em relação ao teor alcoólico no sangue por meio das informações como o sexo, peso e a quantidade de bebida ingerida.

Porém, os aplicativos não levam em consideração todos os fatores envolvidos, como a concentração exata de álcool em cada bebida ingerida ou as condições físicas do motorista. Para não ter dúvidas em relação ao tempo de espera, o ideal é seguir as orientações do Ministério da Infraestrutura:
Nenhuma descrição de foto disponível.

É importante relembrar que não há nada que possa ser feito para acelerar o processo de metabolização de álcool no corpo. Além disso, qualquer quantidade de álcool ingerida, por mínima que seja, prejudica seus reflexos e sua capacidade de reagir. Você perde as condições de dirigir e ainda coloca em risco a vida de outras pessoas à sua volta.

 

 

últimas Postagens