DF: 41% dos motoristas não respeitam faixa de pedestres

03/04/2018 às 3:59 pm

Publicado em: Correio Braziliense

A ONG Rodas da Paz, em parceria com a ONG Andar a Pé, o Movimento Ocupe o seu Bairro (MOB), o Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Universidade de Brasília (UnB), divulgou, nesta segunda-feira (2/4), os resultados de uma pesquisa que fez sobre o respeito à faixa de pedestres no Distrito Federal. De 19 de fevereiro a 9 de março, os pesquisadores analisaram 6.147 travessias em 19 cidades do DF. Um dos dados levantados pela pesquisa mostrou que, em 2.614 oportunidades, pelo menos um motorista desrespeitou a sinalização dos pedestres e não parou na faixa.
A pesquisa foi intitulada “Afinal, o brasiliense respeita mesmo a faixa de pedestres?”, e as regiões administrativas analisadas foram: Águas Claras, Candangolândia, Cruzeiro, Gama, Guará, Lago Norte, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Santa Maria, SIA, Sobradinho, Sudoeste/Octogonal, Taguatinga e Varjão.
O estudo abrange 340 faixas de pedestres não semaforizadas, observadas ao longo de uma hora cada. Durante o período, foram contabilizados 13.877 veículos. Desses, 4.795 passaram pela faixa sem parar. Além disso, 990 passaram a faixa durante a travessia dos pedestres ou não esperaram o pedestre conclui-la.
Os 5.785 motoristas que desrespeitaram a faixa poderiam ser autuados por infringir o Código de Trânsito Brasileiro, que penaliza os condutores que deixam de dar preferência de passagem a pedestre ou a veículo não motorizado. A infração é considerada gravíssima e tem penalidade de sete pontos na carteira de motorista e multa de R$ 293,47. De acordo com os pesquisadores, foi registrada uma média de 17 infrações gravíssimas por hora em cada faixa.
Ainda segundo a pesquisa, a maior parte das faixas analisadas estavam bem demarcadas e sinalizadas. 270 tinham pintura visível, 326 contavam com sinalização vertical e 232 estavam iluminadas.

últimas Postagens