DF: multas de trânsito já podem ser pagas via app

27/07/2017 às 2:52 pm

Publicado em: G1

otoristas do Distrito Federal já podem usar um aplicativo de celular para monitorar e pagar multas de trânsito relacionadas a todas as vias da capital. Neste mês, o Detran do DF aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), elaborado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e disponível para iOS e Android. O app é gratuito.

No primeiro semestre de 2017, o Detran registrou 555 mil infrações nas ruas da capital – em média, foram 3.080 multas por dia. O app do SNE também pode ser usado, desde janeiro, para monitorar e quitar as multas aplicadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e pela Polícia Militar.

Com desconto

Além de facilitar o pagamento, o aplicativo também permite o acesso dos motoristas ao desconto de 40% sobre o valor da multa. Para isso, é preciso abrir mão de todos os recursos administrativos – ou seja, pagar sem contestar a notificação.

SNE - Aplicativo de multas (Foto: Reprodução/Serpro)

SNE – Aplicativo de multas (Foto: Reprodução/Serpro)

“Isso visa àquele condutor que tem consciência, aceita que cometeu infração, não tem nenhum questionamento. Ele tem direito ao desconto e, com isso, diminui a burocracia. Evita envio de correio, e tempo com recurso de multa”, afirma o diretor-geral do Detran no DF, Silvain Fonseca.

Mesmo com o pagamento pelo app, o dono do carro ainda pode passar os pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para o motorista que conduzia o veículo naquele momento. O uso do aplicativo não interfere em outras punições – como a perda da CNH por 12 meses, no caso de condutores flagrados dirigindo sob efeito de álcool.

últimas Postagens