Dono da Tesla anuncia projeto de ônibus elétrico

12/03/2018 às 3:10 pm

Publicado em: Diário do Transporte

Elon Musk está mudando a cara do setor de mobilidade. Fundador da SpaceX e da Tesla, o revolucionário empresário publicou esta semana no Twitter seu novo projeto: um ônibus elétrico subterrâneo.

O renomado empresário ataca em todas as frentes, a ponto de impactar nossa compreensão sobre alguns temas importantes da mobilidade, como o carro elétrico, a energia solar e a inteligência artificial.

Musk afirma, por exemplo, que em breve o transporte de massa será realizado em trens magnéticos de alta velocidade dentro de um tubo subterrâneo. E se você acha que isso é uma promessa exagerada de futuro, ele promete mais: em breve viajaremos ao espaço como uma nona forma de turismo.

Mas o ônibus elétrico subterrâneo é mais que promessa. Musk afirma que já há um responsável pelo desenvolvimento do novo meio de transporte, a The Boring Company, uma de suas empresas.

Segundo o empresário, o ônibus inovador será capaz de alcançar uma velocidade de até 200 km/h, e ainda poderá mudar de direção entre túneis e elevadores. O ônibus futurista é destinado principalmente a passageiros a pé e ciclistas, assinalou Musk em sua conta no Twitter.

O sistema pode transportar automóveis, mas somente quando forem atendidas todas as necessidades de transporte público. É uma questão de respeito e justiça. Em primeiro lugar, há de pensar nos que não podem ter carro“, afirmou o milionário.

Musk explica que, ao contrário do metrô tradicional – que precisa de poucas estações de grande porte –, seu projeto de ônibus elétrico subterrâneo criará milhares de estações menores, de tamanho equivalente a um lugar de estacionamento.

O sistema de loop urbano teria milhares de pequenas estações do tamanho de um único espaço de estacionamento, que levaria você muito perto de seu destino e se mistura perfeitamente com o tecido urbano, ao invés de um pequeno número de grandes estações como um metrô tradicional”, escreveu Musk no Twitter.

Assista ao vídeo que Musk publicou em sua conta no Twitter:

A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA E ELON MUSK:

Elon Musk pode ser até visto como um fanfarrão por alguns, mas a Tesla está aí para mostrar que essa pecha está longe de ser verdade. Que o digam as montadoras de veículos, que dão muita importância não só ao que ele diz, mas ao que ele faz…

elon_musk_hyndaiUm exemplo: para o Salão de Genebra 2018, importante e tradicional feira internacional de automóveis que começou  dia 8 de março na cidade suíça, a Hyundai instalou dois enormes outdoors com a principal intenção de, antes de divulgar seu próprio produto – um SUV elétrico, cutucar a concorrente Tesla (veja acima).

Mas a Hyundai não foi a primeira a “cutucar” Elon Musk… Antes dela, a Audi usou a mesma arma em 2017.

Portanto, é bom ouvir o que ele tem a dizer, até para discordar daquilo que, muitas vezes, acreditamos estar próximo de um delírio.

últimas Postagens