ECODRIVING: Modo sustentável de condução veicular

10/11/2021 às 5:02 pm

Saiba o que significa ecodriving e qual a sua importância para o meio ambiente

O avanço da tecnologia fez com que a indústria automotiva produzisse veículos cada vez mais sustentáveis, que consomem menos combustível e emitem menos poluentes no meio ambiente. No entanto, grande parte dos motoristas não aproveita todo esse potencial. Por isso, é importante entender e aplicar o chamado ecodriving, visto que é possível otimizar custos, tempo de condução e, principalmente, respeitar a natureza e todos os seus recursos. E o melhor dessa história é que o ecodriving pode ser aplicado em qualquer tipo de veículo.

O que é ecodriving? – A ecocondução (em tradução livre) nada mais é do que um estilo de dirigir em que o condutor adota hábitos mais ecológicos, seguros e eficientes, que permitem aproveitar o potencial máximo do veículo e maior segurança. Afinal, a forma de direção é tão importante quanto às características ecológicas de cada carro. Especialistas dizem que quem adota esse estilo de direção pode poupar combustível em até 25%, além de outros benefícios. Isso significa que quanto mais hábitos sustentáveis no trânsito o motorista adotar, mais vantagens terá. Essa prática possui diversos objetivos, sendo os principais deles a segurança e a economia. Fatores que contribuem para a otimização de recursos, seja de um proprietário de um único veículo e, principalmente, de uma frota de carga ou passageiros. Além disso, com uma condução mais consciente e eficiente, também é possível diminuir a quantidade de emissão de gases poluentes, principalmente dos gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono, um dos grandes responsáveis pelo aquecimento global. Outra grande vantagem é que essa modalidade de condução mais sustentável também ajuda a reduzir os problemas mecânicos de uma frota de caminhões, por exemplo. Veja abaixo modos de adotar a ecocondução.

Verifique a pressão dos pneus – Além de muito importante para a segurança da condução do veículo o pneu bem conservado e calibrado também garante mais economia. Isso porque quando um pneu é utilizado com a pressão abaixo do normal, por exemplo, há um desgaste lateral e também um maior consumo de combustível.

Ligue o motor apenas no momento do arranque – Uma prática fundamental da ecocondução é ligar o motor do veículo apenas no momento imediato em que for dar início ao percurso. Isso ajuda a diminuir o consumo de combustível. Ademais, também vale lembrar a importância de desligar o veículo sempre que ficar parado por mais de 1 minuto.

Utilize as marchas corretamente – Passar as marchas no momento correto, quando ela estiver na rotação ideal, é fundamental. Essa prática contribui para o aproveitamento mais eficiente do motor.

Mantenha uma velocidade constante – Dirigir em alta velocidade, além de ser muito perigoso, aumenta o consumo de combustível do veículo. E mais. Acelerações e frenagens bruscas desgastam mais rapidamente as peças dos freios além de causar desconforto para o motorista e passageiros.

Manutenção preventiva – Por último, é essencial ressaltar que todo motorista praticante do ecodriving deve sempre realizar a manutenção preventiva do seu veículo, evitando, assim, que ocorra qualquer tipo de falha mecânica que possa causar acidentes, aumentar seus gastos ou agredir a natureza.

Fonte: Portal Green Me e Redação TRÂNSITO LIVRE

últimas Postagens