EUA planejam testar sistema de câmeras que substitui retrovisores

03/09/2019 às 10:57 am

A Administração Nacional de Segurança no Trânsito de Rodovias dos EUA (NHTSA) informou que planeja testar um sistema de câmeras que substitui os espelhos retrovisores nos automóveis. No Japão e na Europa esse tipo de tecnologia já é utilizada.

Desde 2014 diversas montadoras pedem à NHTSA que autorize o uso de sistemas de visão traseira ou lateral baseados em câmeras nos Estados Unidos. Entre as marcas interessadas estão a General Motors, a Volkswagen, a Toyota e a Tesla. A Daimler também fez um requerimento para a aprovação do sistema de câmeras, dessa vez para ser utilizado em caminhões pesados.

Já existem muitos modelos de automóveis que utilizam câmeras para auxiliar os motoristas em manobras específicas, como as câmeras de ré. Porém, ultimamente algumas montadoras têm adicionado câmeras laterais substituindo os espelhos tradicionais. É o caso do Lexus ES, que já é vendido no Japão com as esse sistema desde o ano passado. Na Europa, o Audi e-tron já roda com as câmeras no lugar dos espelhos desde dezembro.

A fabricante de carros elétricos de luxo Tesla não apenas pretende substituir os espelhos tradicionais, mas afirmou que utilizará oito câmeras externas nos carros Modelo S, Modelo X e Modelo 3, fornecendo uma “visualização em 360 graus dos veículos ao redor”. Como a NHTSA ainda não autorizou a substituição dos espelhos pelas câmeras, atualmente os carros da Tesla vêm equipados com ambos os equipamentos.

últimas Postagens