Toxicologia: evento reúne autoridades e especialistas

19/10/2016 às 4:19 pm

Acontece na manhã desta quinta-feira (20) no auditório da Bolsa de Valores, no centro do Rio, o seminário “A importância do exame toxicológico preventivo para a segurança do trânsito”. Com a presença de diversas autoridades e grandes especialistas das áreas de trânsito, tecnologia, saúde e políticas públicas, o objetivo do encontro é apresentar o balanço dos primeiros seis meses de vigência da  lei 13.103, que determina a obrigatoriedade de exame toxicológico para constatar o uso contínuo de drogas por motoristas profissionais das categorias C, D e E, no momento de tirar ou renovar suas carteiras de habilitação.

Nos primeiros seis meses de vigência da lei, 33% dos motoristas dessas categorias fugiram do exame toxicológico no ato da renovação de suas carteiras. Como consequência, os acidentes com caminhões nas rodovias federais caíram 39%.

Já utilizado em órgãos como Ministério Público Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Militares, EMBRAER, Guardas Municipais, ABIN, entre outros, o exame do cabelo já tem promovido uma verdadeira revolução de comportamento, hábitos e costumes entre os mais de dez milhões de motoristas das categorias C, D e E do país.

Os assustadores números da violência nas estradas e de vítimas envolvidas nesses acidentes exige a adoção de medidas extraordinárias e preventivas imediatas. O exame toxicológico de larga janela de detecção é um instrumento valioso para o estabelecimento de uma sólida política pública de preservação da vida no trânsito e nas vias de circulação do Brasil que já está produzindo resultados significativos em prol da segurança viária.

O evento é uma realização do Instituto de Tecnologias para o Trânsito Seguro e do Estúdio InfoGlobo, com apoio da Associação Trânsito Amigo, SOS Estradas, Labet, ABRATOX, Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, Instituto Zero Acidentes e Sinait.

Confira a programação completa do evento aqui:

imagemevento

últimas Postagens