Exame toxicológico para agentes de repressão às drogas

04/09/2020 às 8:13 am

Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos deputados exige exame toxicológico em servidor público envolvido em atividades de combate às drogas.

O Projeto de Lei 4038/20 obriga agentes públicos do Sistema Nacional de Políticas Publicas sobre Drogas (Sisnad) a se submeterem a exames clínicos periódicos para a detecção de substâncias psicotrópicas proibidas no organismo. O texto, que tramita na Câmara dos Deputados, também exige exame toxicológico negativo de quem pretende assumir cargo público no Sisnad. Autor do projeto, que altera a Lei de Drogas, o deputado Guilherme Derrite (PP-SP) afirma que o objetivo é estimular a resistência da população ao uso de drogas ao longo de toda a vida. “Queremos prevenir que jovens brasileiros, sobretudo aqueles que almejam a um cargo publico, envolvam-se com drogas ilícitas”, disse.

No caso de servidores que já atuam na prevenção e na repressão ao uso e ao tráfico ilícito de substancias entorpecentes, o texto determina que, em caso de resultado positivo no exame toxicológico, ele seja encaminhado para tratamento até a a total recuperação. “Por óbvio, as atividades preventivas e repressivas, e até mesmo as curativas, não combinam com a hipótese de o agente estar sob o efeito de drogas, dado que sua missão principal é proteger e ajudar a sociedade”, completa o deputado.

Clique AQUI e conheça o texto do projeto

Fonte: Agência Câmara de Notícias

últimas Postagens