Exame Toxicológico vence concurso do DENATRAN

03/12/2020 às 5:09 pm

Em uma iniciativa inédita do Departamento Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura, especialistas em desenvolvimento de soluções tecnológicas disputaram um prêmio e um aplicativo na CNH para o Exame Toxicológico foi o grande vencedor.

No final do mês de novembro foram anunciados os três vencedores da primeira “maratona” de inovação tecnológica voltada para o trânsito de HackaTRAN 2020. A iniciativa do Denatran do Ministério da Infraestrutura e do SERPRO, contou com mais de 200 inscritos divididos em 40 equipes. E, ao final de quatro dias de imersão totalmente online, os participantes apresentaram soluções com foco na eficiência e segurança dos serviços de fiscalização, segurança viária e educação para o trânsito.

O grande vencedor trouxe uma inclusão no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), permitindo que motoristas profissionais habilitados nas categorias C, D e E e os agentes de trânsito possam ter acesso a alguns dados sobre os exames toxicológicos de larga janela de detecção, exigidos desses condutores na renovação da habilitação e adição de categorias. A idéia vencedora cria um novo módulo no aplicativo da Carteira Digital onde é possível, por exemplo, identificar as clínicas credenciadas mais próximas de onde ele estiver, além de receber alertas sobre o vencimento do exame, podendo receber o resultado pela própria plataforma. Na segunda colocação um aplicativo para a vistoria eletrônica que, por sua vez, vai oferecer ao proprietário do veículo maior comodidade e facilidade no processo de vistoria veicular, efetuando-o pelo celular sem precisar se deslocar até o órgão de trânsito. Em terceiro lugar, ficou o aplicativo Mão Dupla. Considerando as causas dos acidentes ocorridos no trânsito, a solução visa atuar como um educador virtual, que notifica o motorista no caso de infrações, como velocidade acima do permitido, por exemplo. O intuito é incentivar boas práticas de direção por parte do condutor, que será recompensado ao acumular pontos a partir de atitudes positivas.

Assista aos vídeos dos projetos ganhadores:

1º lugar: – Módulo Exame Toxicológico na CNH Digital 2º lugar: E-SIVE (Sistema Inteligente de Vistoria Eletrônica) 3º lugar: App Mão Dupla

Fonte: Agência Brasil

últimas Postagens