Experiência nem sempre representa segurança no trânsito
Homens, com mais de 55 anos, experientes, mas, mesmo assim, mesmo assim, imprudentes. Este é o perfil do motorista paranaense traçado pelo Detran do Paraná. O estudo foi divulgado nesta terça-feira, data em que se comemora o Dia Nacional do Motorista.
Quase 25% dos motoristas paranaenses, o equivalente a 1,3 milhão de pessoas, têm mais de 55 anos (veja mais ao lado). Além disso, de acordo com o Departamento de Trânsito, dos 58.334 motoristas que se envolveram em acidentes no ano passado, 28,7 mil, (ou 49%) estavam na faixa etária entre os 30 e 59 anos. “O motorista paranaense é mais velho, tem experiência ao volante. O que não significa que não seja imprudente”, diz o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
Com 64 anos, o representante comercial Paulo César Ferreira, é um dos motoristas a entrar nas estatísticas de acidentes do Detran –embora garanta não ter tido culpa. “Eu estava na via preferencial atravessando o cruzamento. Quando vi fui atingindo na lateral”, conta. Além desta batida ele conta ter se envolvido apenas em mais um acidente, mas décadas atrás no Rio de Janeiro.
De acordo com o diretor do Detran, ter vários anos de habilitação não a exclui a necessidade de manter o cuidado. “Idade e tempo de habilitação não significam que o motorista pode se descuidar no trânsito. É preciso atenção constante e respeito ao próximo”, diz Traad.
Mais condutores.
O estudo apontou ainda que existem no Paraná 5,5 milhões de pessoas habilitadas e o número não para de crescer. Só nos últimos cinco anos, cerca de 777 mil condutores passaram a fazer parte do trânsito paranaense. Um crescimento de 16% desde 2013.
Os municípios com maior número de condutores no Estado são Curitiba, com 1.098.545 motoristas; Londrina, com 294.983; Maringá, com 240.883; Cascavel, com 175.739; e Ponta Grossa 154.101.
Mulheres já são 34,8% e sofrem menos acidentes
Apesar de os homens serem a maior parte dos habilitados (65% do total), as mulheres buscam cada vez mais espaço no trânsito. Nos últimos dois anos, a participação delas no número total de condutores cresceu 4%, acima dos 3% registrados para os motoristas do sexo masculino.
Com isso, hoje elas correspondem a 34,8% do total dos motoristas – somando 1.937.358 habilitadas.
A tendência de aumento da participação feminina vem desde ao menos 2011. Naquele ano, os homens representavam 68,20%, enquanto hoje são 65,2% do total de motoristas. Já o número de mulheres com CNH segue crescendo: há cinco anos elas eram 31,80% do total e agora são 34,8%.
Os estudos mostram ainda que as mulheres têm comportamento menos violento nas ruas. De acordo com o Ministério da Saúde, com base no sistema DataSUS, a cada 10 vítimas fatais no trânsito, 8 são homens e 2 são mulheres.
Por sofrer menos infrações graves, elas também costumam perder menos a carteira. No primeiro semestre de 2016, o Detran notificou mais de 39 mil por suspensão e cassação do direito de dirigir. Do total 75% foram homens.