“Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”

12/09/2016 às 1:02 pm

Publicado em: RBJ (30/08/2016)

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu o tema da Semana Nacional de Trânsito para o ano de 2016 que será: “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”.

O tema acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do órgão, e acompanha as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”. A principal finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.

Nesse ano de 2016, a semana nacional do trânsito será desenvolvida entre os dias 18 e 25 de setembro. Em Francisco Beltrão, várias ações preventivas serão desenvolvidas nesse período. Estarão envolvidos o Detran (Departamento de Trânsito), Debetran (Departamento Beltronense de Trânsito), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outras entidades. A abertura da programação será na Concatedral Nossa Senhora da Glória durante celebração religiosa que ocorre no dia 18 de setembro, as 19 horas.

Em entrevista à Rádio Onda Sul FM, o diretor da 30ª Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) de Francisco Beltrão, Valdeci Priesler, comentou sobre o tema escolhido e as ações programadas para Francisco Beltrão, bem como destacou os resultados obtidos nas campanhas anteriores. Ele citou a participação dos jovens, que divulgaram maciçamente a campanha de 2015 nas redes sociais, colaborando com o trabalho dos órgãos de trânsito e da imprensa.

Semana Nacional de Trânsito

Prevista na Lei 9503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito, é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

A Semana deve ter uma abrangência nacional e mostrar a mudança de postura do governo frente a este assunto, além de ser um convite à participação de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes.

Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito

A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.

últimas Postagens